A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) solicitaram à Procuradoria Geral da República (PGR) intervenção federal no estado e o afastamento do governador Mauro Mendes (União Brasil).

Segundo as instituições, o pedido, protocolado em 16/11, é em decorrência aos frequentes ataques ao livre exercício do jornalismo e perseguições aos profissionais promovidos pelo governador.

Foram apontadas ações contra ao menos 15 jornalistas, por reportagens que envolviam atos do governo e seus familiares. Entre eles, é citado o caso de Alexandre Aprá, que teria sido perseguido por um detetive contratado pelo governo para incriminá-lo.

“Inviabilizar que a notícia chegue à sociedade, rebaixando os atos de imprensa como um simples instrumento de ”reprodução’ de release dos órgãos públicos, afastaria por completo a independência crítica e a liberdade de informar dos veículos de comunicação”, diz trecho do pedido. “E esta mediação do profissional da comunicação com a sociedade somente é possível quando as ferramentas democráticas lhe são acessíveis, sendo certo que o interesse social estará sempre acima de qualquer interesse privativo”.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments