A organização do Prêmio Jabuti, referência entre os prêmios literários do País, anunciou os finalistas de sua 65ª edição. São cinco finalistas em cada uma das categorias, dividas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Na categoria Biografia e Reportagem, está entre os finalistas o livro A vacina sem revolta: a luta de Rodolpho Theophilo contra o poder e a peste (Bella Editora, de Lira Neto, que narra a luta do farmacêutico Rodolpho Theophilo, que tomou para si a tarefa de imunizar os cearenses contra a varíola no início do século XX.

Também é finalista Escravidão: da independência do Brasil à Lei Áurea (Globo Livros), de Laurentino Gomes, último livro da trilogia Escravidão, que aborda o período da Independência, o movimento abolicionista que resultou na Lei Áurea de 1888, e o legado da escravidão. 

Outro livro que está na lista é O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro, de Juliana Dal Piva, uma completa investigação sobre as origens do patrimônio político e financeiro de Jair Bolsonaro e sua família. A jornalista é também autora do podcast A vida secreta de Jair, sobre sobre o envolvimento do ex-presidente em esquema de desvio de salários de assessores do seu gabinete quando era deputado federal.

Também faz parte da lista dos finalistas Poder camuflado: os militares e a política, do fim da ditadura à aliança com Bolsonaro (Companhia das Letras), de Fabio Victor. A obra aborda a atuação política dos militares desde o fim da Ditadura até a eleição de Bolsonaro.

E por fim, Rainhas da noite (Companhia das Letras), de Chico Felitti, que aborda a história envolvente das três travestis que comandaram o centro de São Paulo entre 1970 e 2010. Felitti é também autor dos podcasts A mulher da casa abandonada e O Ateliê.


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments