O conselho curador do Troféu Audálio Dantas –  Indignação, Coragem, Esperança definiu, por unanimidade, que Ricardo Kotscho será o homenageado de 2024. A cerimônia de entrega será em 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Prestes a completar 60 de jornalismo, a trajetória de Kotscho na imprensa confunde-se com a própria história do jornalismo brasileiro. Vem de uma família repleta de jornalistas. É neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, irmão do também jornalista Ronaldo Kotscho, e pai da também jornalista Mariana Kotscho.

Atuou em muitos veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de Reportagem, colunista, blogueiro e diretor de Jornalismo. Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa nos anos de 1977 e 1978, e exerceu o cargo de secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2003 a 2004. Seu blog Balaio do Kotscho, criado em 2008, foi hospedado no portal iG e no R7, antes de chegar ao UOL, em 2020.

Ganhou vários prêmios Esso, em 1975, 76, 78 e 95; o Vladimir Herzog, em 1981 e 83; o Comunique-se, em 2010 e 2012; o Top Blog, em 2009; entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem também 20 livros publicados.

Ricardo Kotscho se une a outros importantes nomes da imprensa que foram agraciados anteriormente com o Troféu Audálio Dantas, como Patrícia Campos Mello, Mara Régia Di PernaLuís NassifJamil Chade, Julian AssangeEliane Brum, Bruno Paes Manso, Juliana Dal Piva, entre outros.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments