A Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA) anunciou os vencedores do Digital Media Américas 2024, que premia os melhores trabalhos jornalísticos das Américas do Norte, Central e do Sul. Veículos brasileiros estão entre os premiados.

Na categoria Melhor Site (local/pequeno), o vencedor foi o The Brazilian Report por seu trabalho de disponibilizar, em língua inglesa, informações sobre os principais acontecimentos e assuntos do Brasil, incluindo política, economia, sociedade, eventos, entre outros.

Em Melhor visualização de dados (local/pequeno), o ganhador foi o projeto Sumaúma, com a reportagem interativa Pessoa-Árvore, que mostra a história de uma árvore amazônica cuja vida foi tirada para que seu corpo fosse transformado em mobília. A ideia é conscientizar o leitor sobre os impactos do desmatamento para o meio ambiente.

Na categoria Melhor uso de vídeo (local/pequeno), o vencedor foi o Projeto #Colabora com a iniciativa LGBT+60: Corpos que resistem, que conta histórias, experiências, conquistas e frustrações de idosos LGBT+, de diferentes gêneros e origens sociais.

E Melhor estratégia de assinatura digital/receita de leitores, o vencedor foi o UOL Prime, do UOL. Lançado em 2023, a iniciativa oferece, com tratamento diferenciado, as melhores histórias apuradas pela redação do UOL, desde a concepção até o desenvolvimento do produto, passando pela melhor forma de contar aquela história.

O chatbot FátimaGPT, de Aos Fatos, venceu duas categorias: Melhor uso de IA na redação (local/pequena) e Melhor projeto de verificação de fatos (local/pequeno). O projeto visa a informar e educar os leitores sobre riscos e potenciais danos da Inteligência Artificial, além de mostrar aos jornalistas como é possível usar a tecnologia de forma responsável e ética.

A Agência Lupa venceu a categoria Melhor campanha publicitária nativa (local/pequena) com a iniciativa Mitos e verdades sobre obesidade e diabetes. A empresa de saúde dinamarquesa Novo Nordisk contratou a Lupa para combater a desinformação e notícias falsas sobre obesidade e diabetes.

E o Amazon Underworld venceu a categoria Melhor Projeto de Jornalismo (Local/Pequeno). Investigação colaborativa de InfoAmazonia (Brasil), La Liga Contra el Silencio (Colômbia) e Armando.Info (Venezuela), o projeto criou um mapa interativo sobre a presença de grupos armados e economias ilícitas nas regiões fronteiriças dos países amazônicos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments