Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Em uma semana em que países do Hemisfério Norte continuaram sofrendo com calor extremo, racionamento de água e incêndios florestais, um treinamento online promovido nos EUA pela organização Covering Climate Now (CCNow) abordou questões que desafiam a imprensa em todo o mundo: como cobrir as mudanças climáticas sem afastar o público? Como associar à ciência do clima o que está acontecendo? E como achar espaço para o tema em meio a outros acontecimentos que dominam o noticiário?

Santiago Saéz, diretor de treinamento da organização, e a gerente de engajamento Elena González partiram de um ponto importante: o público não necessariamente evita notícias sobre clima. O interesse existe, mas a maneira de apresentar o assunto pode aproximar ou afastar as pessoas.  E assustá-las não ajuda em nada.

A CCNow recomenda que as matérias sobre clima sejam baseadas em três eixos: humanizar, aproximar e mostrar soluções. Humanizar é mostrar o efeito das mudanças climáticas sobre pessoas e situações concretas, em vez de apenas despejar números e explicações abstratas. Aproximar significa trazer uma questão global para perto do público, mostrando como ela se reflete no dia a dia de uma cidade ou comunidade e ouvindo fontes locais.

O terceiro eixo é o jornalismo de soluções. A proposta não é promover iniciativas ambientais apenas pelas boas intenções, mas destacar respostas aos problemas climáticos com senso crítico, mostrando também limites, falhas e possíveis casos de greenwashing.

Saéz e González defenderam ainda explicações científicas mais acessíveis e uma cobertura menos concentrada em desastres e conferências internacionais, como as COPs da ONU. A ideia é tratar o clima como um tema que afeta diferentes áreas da vida das pessoas comuns, e olhá-lo pelas lentes de editorias diversas.

Leia a matéria completa e veja o vídeo do treinamento no MediaTalks.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Casa Branca ataca repórter da CNN em perfil oficial e envolve seus filhos após perguntas sobre Coreia e assessora de Trump. Leia mais

Cinco anos de Talibã: como o regime suprimiu a liberdade de imprensa e silenciou as mulheres no Afeganistão. Leia mais

Secretária de Imprensa da Casa Branca surpreende ao deixar o cargo; quem é Karoline Leavitt e por que ela vai sair? Leia mais

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários