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segunda-feira, dezembro 22, 2025

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Empresário perde processo contra a Globo

O empresário Humberto Sabóia perdeu o processo, teve recurso negado e terá que pagar custas, despesas e honorários advocatícios.
O empresário Humberto Sabóia perdeu o processo, teve recurso negado e terá que pagar custas, despesas e honorários advocatícios.

O empresário Humberto Sabóia, que acionou na Justiça o programa Profissão Repórter, de Caco Barcellos, por dano de imagem, perdeu o processo, teve recurso negado e terá que pagar custas, despesas e honorários advocatícios.

Exibido em 2017, o Profissão Repórter especial mostrava os bastidores do universo sertanejo feminino, o sucesso das mulheres no mercado musical e as que tentavam a sorte no mercado milionário. Nele, Monique Evelle entrevistou a cantora sertaneja Ruama Feitosa, que falou sobre as expectativas de assinar o primeiro contrato da carreira, mostrou a negociação de Ruama com Humberto e, logo depois, o desaparecimento do empresário sem prestar quaisquer esclarecimentos à vítima.

Sabóia alega ser comerciante conhecido na região onde mora, exercendo também o papel de investidor no mundo musical, e que, em decorrência da matéria, teve sua imagem profissional abalada, pois a repercussão negativa de ser retratado como um empresário que abandona um cliente toma proporção internacional.

Na decisão, o Juiz descreveu: “Fica deveras impossível imputar à requerida [Globo] qualquer responsabilidade civil pela matéria veiculada, conforme quer fazer crer o autor. Ficou patente nos autos que a requerida obteve autorização para realização da matéria jornalística”. E completou: “Diante de tais fundamentos, eis o porquê da improcedência do pedido. Condeno o requerente nas custas e despesas processuais, bem como em honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o valor da ação”.

Humberto recorreu, mas teve o recurso negado.

Blog usa imagem de Usain Bolt para ilustrar notícia de roubo no RN

Um blog da cidade de Paraná, no interior do Rio Grande do Norte, utilizou uma foto do jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e recordista mundial dos 100m e 200m rasos, para ilustrar uma notícia sobre um roubo na cidade de Pau dos Ferros.

O erro, publicado pela página Nosso Paraná RN, foi identificado pelo jornalista Norton Rafael, da Inter TV Cabugi, em uma rede social. O título da publicação trazia o destaque Malévolo invade muro de residência em plena luz do dia em Pau dos Ferros/RN. Em um dos comentários da postagem de Norton, o promotor de justiça Fernando Vasconcelos comentou que trata-se de um caso de “racismo estrutural escancarado”.

Vale ressaltar que a matéria não é assinada e o expediente da publicação não traz o nome de algum jornalista responsável. Mas com a repercussão do caso, que foi parar nas páginas dos sites GE RN, UOL e IstoÉ, o dono do site alterou a foto por um desenho.

Após repercussão negativa, foto de Usain Bolt foi trocada por ilustração
Após repercussão negativa, foto de Usain Bolt foi trocada por ilustração

Procurado, ele não comentou o caso.

Sobre a imagem − A foto de Usain Bolt com o rosto coberto é de 2011, de autoria de Lee Jae-Won, para Reuters. Naquele ano, o velocista era favoritíssimo ao título mundial nos 100m rasos, mas queimou a largada e foi desclassificado da final.

Jornalistas&Cia homenageará Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio

Os próprios jornalistas e profissionais de comunicação e áreas afins escolherão, em dois turnos, os profissionais e veículos +Admirados. Primeiro turno começa em 5 de maio

A newsletter Jornalistas&Cia vai ampliar este ano o Prêmio +Admirados da Imprensa, estendendo a iniciativa para outros segmentos. O primeiro, que terá início em maio, é o de Agronegócio, que nasce com o apoio da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e patrocínio de CNH Industrial e Syngenta. 

Serão homenageados e receberão certificados tanto os profissionais, com a eleição dos TOP 25, quanto os veículos, com a indicação dos TOP 5, nas categorias Jornal, Revista, Veículo Impresso Especializado, Programa de TV Aberta, Programa de TV Fechada, Programa de Rádio, Site, Blog e Agência de Notícias. Adicionalmente, o certame contará com quatro categorias especiais que homenagearão Trajetória Profissional, Influenciador do Ano, Melhor Contribuição ao Agronegócio e Personalidade do Agronegócio.

A escolha dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio será realizada por votação direta, em dois turnos, pelos próprios jornalistas em atividade no País e colegas da comunicação corporativa e áreas afins. O primeiro turno, de livre indicação, será realizado de 5 a 20 de maio; e o segundo, que definirá os TOP 25 profissionais e os TOP 5 veículos, de 24 de maio a 4 de junho. A votação, em plataforma Google, será aberta e cada pessoa poderá votar uma única vez, tanto no primeiro como no segundo turno.

O evento de premiação e a revelação dos TOP 5 profissionais e dos veículos campeões, para os quais estará reservado um troféu alusivo à conquista, está marcado para 29 de junho, das 11h às 12h, com transmissão pelo YouTube.

Mais informações, nos próximos dias.

Poder 360 tem recorde com quase 90% de audiência orgânica em março

Poder 360 tem recorde com quase 90% de audiência orgânica em março
Poder 360 tem recorde com quase 90% de audiência orgânica em março

O Poder 360 divulgou nesta sexta-feira (9/4) os números de audiência em março. O site bateu o recorde mensal, com mais de 9.3 milhões de visitantes únicos, cerca de 80% a mais do que no mês anterior. E o número de visualizações de páginas saltou de aproximadamente 13 milhões em fevereiro para mais de 32 milhões em março.

Um dado interessante é que a grande maioria da audiência do Poder 360 é orgânica, pouco menos de 90%. Uma audiência orgânica ocorre quando o leitor opta por ler o conteúdo produzido pelo Poder 360, ao fazer uma busca em ferramentas de pesquisa como o Google.

Apenas 8% dos leitores chegam ao Poder 360 por intermédio de links de redes sociais. Para efeito de comparação, muitos jornais da mídia tradicional analógica têm alta dependência de leitores que vêm por meio do Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo. Isso não acontece com o Poder360.

Além disso, ao comparar a audiência do site com jornais como Estadão e Folha de S.Paulo, é possível ver o crescimento do Poder 360. Em março, o Estadão teve 47,8 milhões de acessos, enquanto a Folha teve 43,5 milhões.

É importante considerar o conteúdo produzido pelos veículos: Os jornais citados são generalistas, ou seja, publicam sobre futebol, entretenimento, novelas e vários outros temas que atraem enorme audiência na internet. Mas não se sabe quantos dos leitores do Estadão e da Folha consomem exclusivamente notícias sobre poder e política, por exemplo. No caso do Poder360, sabe-se com 100% de certeza que a audiência não buscou notícias sobre fait divers, mas apenas sobre temas de interesse direto do establishment.

Confira mais dados no site do Poder 360.

Futebol britânico engaja-se na luta contra o racismo online

Futebol britânico engaja-se na luta contra o racismo online
Futebol britânico engaja-se na luta contra o racismo online

O futebol no Reino Unido engajou-se na luta contra o racismo online. Três times britânicos anunciaram boicote às redes sociais. A própria Premier League, uma das maiores ligas de futebol do mundo, promoveu a hashtag #NoRoomForRacism, destacando uma entrevista com o brasileiro Willian, do Arsenal, que tem sido uma das vozes mais eloquentes a denunciar os abusos racistas na internet.

Outra adesão importante para o movimento foi a de Jordan Henderson, capitão do Liverpool, que cedeu espaço em suas redes para a ONG Cybersmile Foundation, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os impactos do abuso online.

Leia mais sobre o movimento contra o racismo em MediaTalks by J&Cia.

BuzzFeed Brasil anuncia Fernando Oliveira, o Fefito, como diretor de Redação

BuzzFeed Brasil anuncia Fernando Oliveira, o Fefito, como diretor de Redação
BuzzFeed Brasil anuncia Fernando Oliveira, o Fefito, como diretor de Redação

O BuzzFeed Brasil anunciou Fernando Oliveira, o Fefito, como novo diretor de Redação. Ele responderá pela coordenação da produção editorial do portal, que em outubro do ano passado teve sua operação brasileira adquirida pela holding Flagcx. Ele também levará para o site sua coluna sobre entretenimento e cultura pop. Segundo Viviane Duarte, que assumiu o posto de CEO do BuzzFeed, Fefito será responsável por trazer formatos que engajem a audiência.

Sob o comando de Fefito, o BuzzFeed Brasil vai apostar nos pilares de televisão, mundo geek e celebridades, mas sem deixar de lado questões relacionadas a direitos humanos e diversidade. Ele destacou que um dos principais objetivos é a aproximação com o leitor: “A linha editorial do BuzzFeed é muito cristalina e o veículo não tem medo de se posicionar sobre questões importantes, mas, para além disso, há uma qualidade fundamental: linguagem própria, leve e de fácil entendimento. O excesso de formalidade pode ser uma pedra no sapato do leitor e nossa relação com a audiência tem de ser de proximidade”.

Fefito trabalhou em Folha de S. Paulo, Record, iG, IstoÉ, Jovem Pan e UOL, e comandou o programa Estação Plural na TV Brasil. Paralelamente, ele seguirá como apresentador do Fofoca Aí, da TV Gazeta de São Paulo.

Conteúdo mais longo e aprofundado pode ser futuro do jornalismo

Scrollytelling: conteúdo mais longo e aprofundado pode ser futuro do jornalismo
Scrollytelling: conteúdo mais longo e aprofundado pode ser futuro do jornalismo

O scrollytelling, uma evolução do storytelling, com conteúdos mais longos e aprofundados, pode ser um caminho para o jornalismo reconquistar audiência e reduzir a dependência das plataformas digitais, que hoje focam muito em postagens mais rápidas e curtas.

Essa é a tese defendida pelo cientista de dados Benoit Pimpaud. Veja em MediaTalks by J&Cia como funciona o scrollytelling e exemplos de como pode ser aplicado.

O adeus a Cariê Lindenberg, fundador da TV Gazeta (ES)

O adeus a Cariê Lindenberg, fundador da TV Gazeta (ES)
O adeus a Cariê Lindenberg, fundador da TV Gazeta (ES)

Morreu em 6/4 o empresário Carlos Fernando Lindenberg Filho, ou Cariê Lindenberg, aos 85 anos, em Vitória, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele foi responsável pela criação da TV Gazeta e do site Gazeta Online, hoje A Gazeta.

Cariê sempre foi defensor do jornalismo e da liberdade de expressão. Comandou a Rede Gazeta por quatro décadas, entre 1965 e 2001. Nos últimos anos, dividia-se entre a leitura e a música em sua residência na Ilha do Frade. Desde o começo da pandemia de Covid-19, permaneceu em isolamento social. Seu último livro lançado foi Vou te contar. Sobre a obra, declarou: “Talvez um terço ou mais das histórias do livro sejam vinculadas à Gazeta, porque foi a coisa mais importante da minha vida”.

Imposição do governo Chinês coloca em risco a liberdade de imprensa em Macau

Imposição do governo Chinês coloca em risco a liberdade de imprensa em Macau
Imposição do governo Chinês coloca em risco a liberdade de imprensa em Macau

O governo Chinês determinou o uso de uma “linguagem patriótica” na rede pública Teledifusão de Macau (TDM), com o objetivo de expor orgulho e o amor a Macau. A medida causou revolta entre os profissionais do veículo, e diversas entidades consideraram que a liberdade de imprensa está em jogo no País.

As determinações levantam também uma questão jurídica. O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, exigiu “o respeito pela Declaração Conjunta”. Vale lembrar que Macau é uma ex-colônia portuguesa. E a Lei Básica de Macau determina, entre outros, a liberdade de imprensa no país.

Entenda o caso em MediaTalks by J&Cia.

Maracanã seguirá homenageando Mário Filho

Mário Filho nas obras do Maracanã
Mário Filho nas obras do Maracanã

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro tornou público na última quinta-feira (8/4), o veto à lei que mudava o nome do Estádio do Maracanã. Com isso, cai o projeto que pretendia alterar o nome oficial de Estádio Jornalista Mário Filho para Rei Pelé.

Desde o primeiro momento, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) posicionaram-se contra a mudança, enviando cartas à Cláudio Castro pedindo que ele não aprovasse a proposta.

ABI escreveu que, “ao mesmo tempo em que reconhece o mérito de todas as homenagens ao genial Pelé, que encantou o mundo com a sua arte, é preciso relembrar o importante papel desempenhado pelo jornalista Mário Filho, que recebeu o apelido de “criador das multidões”, para viabilizar a construção e criar todo o simbolismo que, há muitos anos, envolve este Estádio, inclusive internacionalmente”.

Mário Filho nas obras do Maracanã
Mário Filho nas obras do Maracanã

A decisão de mudança havia sido tomada em março deste ano pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o pedido de desistência foi feito pelo presidente da Casa, André Ceciliano (PT), na terça-feira (6/4). Ceciliano era um dos idealizadores do projeto e tinha como intuito, segundo ele, homenagear Pelé em vida.

Na carta enviada ao governador, a Acerj destacou que “Mário Filho foi um profissional importante para a identidade do Rio de Janeiro, criou aqui o primeiro jornal brasileiro dedicado apenas ao esporte. Colaborou para a popularização da cobertura jornalística do futebol trocando os termos rebuscados da época por expressões mais populares e o Maracanã muito contribuiu para isto. Foi Mario Filho quem cunhou a expressão Fla-Flu, um dos mais destacados clássicos jogados no estádio”.

Pernambucano, Mário Filho chegou ao Rio de Janeiro ainda criança e logo se tornou repórter no periódico A Manhã, jornal pertencente ao seu pai. Entretanto, foi no jornalismo esportivo que ele se encontrou. Nas décadas de 40 e 50, Mário deu início um debate que mobilizou os brasileiros; a construção de um estádio municipal para reunir os clubes cariocas e incentivar o esporte. Mas homenagem lhes foi dada apenas em 1966, quando o Maracanã foi rebatizado em memória ao seu maior entusiasta, após um mês do falecimento de Mário, que sofreu um ataque cardíaco.

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