O Google News Iniciative anunciou nesta quarta-feira (21/7) os 21 projetos selecionados para o Desafio da Inovação GNI na América Latina, que receberão apoio financeiro por meio de um fundo de US$ 2 milhões para desenvolver novos produtos de notícias e modelos de negócio. Oito dos selecionados são brasileiros.

Os projetos do Brasil são de Associação Fiquem Sabendo, Folha de S.Paulo, Estado de Minas, AppCívico, Rede Gazeta, Revista AzMina, Marco Zero Conteúdo e Projeto #Colabora. Também foram selecionados projetos de Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e El Salvador.

A Associação Fiquem Sabendo vai criar a plataforma Agenda Transparente, que monitora em tempo real as agendas de autoridades e agentes públicos brasileiros, a partir de informações disponibilizadas de modo disperso e não padronizado na internet.

A Folha pretende usar o auxílio financeiro para o Voz Delas, ferramenta de monitoramento que vai apontar em tempo real aos jornalistas a representatividade de mulheres nos diversos conteúdos em produção do jornal. Por meio de machine learning e inteligência artificial, os profissionais receberão sugestões de mulheres especialistas que podem ser entrevistadas para cada tema.

O Estado de Minas vai criar a plataforma Scoop, baseada em inteligência artificial, para identificar pautas e tendências por meio do monitoramento de redes sociais, gerando alertas personalizados para os jornalistas na redação.

O projeto do AppCívico é o Facts-NFT, que cria um novo modelo de negócios para o jornalismo, convertendo conteúdos jornalísticos históricos em produtos digitais exclusivos, os NFTs (non-fungible token), que poderão ser comprados, colecionados e revendidos.

A Rede Gazeta planeja investir no Gazeta SDK, pacote de soluções digitais voltadas à otimização da produção, edição e gerenciamento de conteúdo multimídia

A revista AzMina vai criar o Amplifica, ferramenta que visa a facilitar a participação da comunidade em sites de notícias, usando ferramentas de monitoramento de redes para organizar um fluxo orgânico de conteúdo, aproximando as pessoas e enriquecendo discussões importantes.

O Marco Zero Conteúdo, em colaboração com outros nove sites jornalísticos nordestinos e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), vai lançar um projeto para diagnosticar problemas de acessibilidade em sites jornalísticos e identificar conteúdos de qualidade, acessíveis e inclusivos.

O Projeto #Colabora vai monitorar Diários Oficiais de municípios brasileiros e, por meio de machine learning, extrair informações de atos públicos sobre temas ambientais e disponibilizá-los de modo organizado para jornalistas, empresas e ONGs.

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