Pela primeira vez premiação homenageia apenas jornalistas mulheres

A repórter Eliane Brum e a fotojornalista Adriana Zehbrauskas estão entre as premiadas do Maria Moors Cabot 2021. A iniciativa é uma das mais tradicionais e antigas distinções do jornalismo mundial e é oferecida anualmente pela Columbia University School of Journalism, de Nova York.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21/7) e além das representantes brasileiras, foram homenageadas a mexicana Adela Navarro Bello e a norte-americana Mary Beth Sheridan. É a primeira vez, desde que o prêmio foi criado em 1938, que todos os vencedores são mulheres. A cerimônia de premiação está marcada para 12 de outubro e os vencedores receberão, além de medalha, um prêmio em dinheiro de US$ 5 mil.

Gaúcha de Ijuí, Eliane é a +Premiada Jornalista da História Brasileira, segundo a última edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa do Brasil, levantamento promovido anualmente por este Portal dos Jornalistas. São mais de 30 prêmios, entre reconhecimentos nacionais e internacionais, entre eles os prêmios Jabuti, Esso e SIP (duas vezes cada), Vladimir Herzog e Comunique-se (cinco vezes cada) e Mulher Imprensa (em seis oportunidades). “È uma das vozes mais respeitadas do jornalismo brasileiro“, destacou o comunicado da premiação sobre Eliane, que desde 2013 é colunista do El País Brasil.

Já sobre Zehbrauskas, o texto afirmou que “seu trabalho contribui muito para a compreensão das Américas“. Brasileira radicada nos Estados Unidos, Adriana é especializada em Comunicação e em Linguística e Fonética pela Sorbonne, em Paris. Durante sua carreira profissional, trabalhou na Folha de S.Paulo e atualmente contribui regularmente para importantes veículos de comunicação internacionais, como The Guardian e The New York Times.

Histórico

Com o resultado deste ano, Eliane e Adriana entram para um seleto grupo de jornalistas brasileiros laureados com o Maria Moors Cabot. No ano passado, entre os vencedores, estava Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, mas também já receberam a medalha nomes como Fernando Rodrigues, Carlos Castello BrancoClóvis RossiDorrit HarazimJosé Hamilton RibeiroJoão Antonio BarrosMauri KönigMerval Pereira e Miriam Leitão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments