Já está no mercado a edição 2026 do Anuário da Comunicação Corporativa, a 17ª da série histórica. Foi lançada na tarde de  quarta-feira (20/5), tendo como principal destaque a retomada do crescimento das agências de comunicação em 2025.

Após dois anos andando de lado, com tímidos desempenhos (-0,17% em 2023 e 0,34% em 2024), elas voltaram a apresentar um crescimento robusto, com recorde de faturamento bruto (R$ 5,72 bilhões), crescimento nominal de 6,69% e crescimento real (descontada a inflação de 4,26%, medida pelo IPCA-IBGE) de 2,44%.

As projeções são do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, que coordena a Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, estudo que este ano contou com a participação de 188 empresas,

A publicação, que em sua versão digital já pode ser consultada gratuitamente e na íntegra no site da Mega Brasil Comunicação, traz em seu Caderno Mercado, que abre a edição, 64 artigos com análises, reflexões e pensatas sobre a atividade, assinados por alguns dos mais experientes e reconhecidos executivos do mercado da comunicação corporativa. Neles, nota-se, quase de forma unânime, o grande esforço setorial na busca de caminhos de aprendizado e convivência com a nova inteligência artificial generativa, que surgiu para mudar as regras do jogo e, de fato, está mudando.

Coordenado novamente pela editora executiva Adriana Teixeira, o Anuário também abriu espaço para reportagens especiais, nove no total, todas elas debruçando-se sobre temas de grande envergadura setorial e assinadas, como diz a própria Adriana, por quem conhece do riscado.

Renato Gasparetto, por exemplo, que estreou na equipe do Anuário, escreveu sobre um tema que o tem acompanhado vida afora, reputação. Valeu-se para isso da larga experiência em liderar por muitos anos a comunicação de grandes corporações e de seu notório saber nas disciplinas da comunicação corporativa.

Nelson Silveira, também executivo com larga carreira na comunicação corporativa, e que hoje, como Gasparetto, toca seu próprio negócio com dois sócios, a agência PRhub, foi a fundo na questão da Geração 50+ e sua luta contra o etarismo.

Rosenildo Ferreira, que atuou por muitos anos na grande imprensa como repórter e editor e que há alguns anos lidera seu próprio projeto editorial, o site 1Papo Reto, embrenhou-se no mundo da inteligência artificial generativa para mostrar como tem sido o impacto na comunicação corporativa.

O decano Luiz Roberto Serrano, editor, assessor, consultor, que até recentemente editava o Jornal da USP, fez quase um ensaio sobre o mercado em tempos de eleições e Copa do Mundo, valendo-se do conhecimento de anos em que esteve nos vários lados do balcão, inclusive na assessoria política.

Martha Funke, que escreve no Anuário desde a primeira edição, teve a responsabilidade de discorrer sobre comunicação e saúde, mostrando iniciativas que estão ajudando a salvar vidas e combatendo as fake news e a desinformação.

Fernando Soares, que também é editor neste J&Cia, procurou desbravar o mundo das métricas e dos dados, que de forma acelerada vêm mudando a face da comunicação e fazendo com que ela comece a flertar de fato com as ciências exatas – caminho, pelo visto, sem volta.

O também experiente Renato Acciarto valeu-se de seu conhecimento tanto do jornalismo quanto da própria comunicação corporativa para extrair bons insights sobre criatividade e inovação, iniciativas que estão contribuindo para subir a régua do PR, inclusive na competitividade com áreas afins, como propaganda e marketing.

Dario Palhares, repórter e editor talentoso, com passagens por grandes veículos de comunicação, que é também escritor e artista plástico, teve a missão de escrever sobre media training, mas não sobre a trivial e sim no que ela está se transformando, nos novos negócios que estão nascendo. De quebra nos brindou com belíssima história sobre a origem dessa disciplina, que ao longo das décadas tem sido uma das mais importantes no campo das relações públicas.

A nona reportagem leva a assinatura da própria editora executiva Adriana Teixeira, que fez um profundo mergulho, inclusive filosófico, no tema Liderança do Pensamento, que hoje, mesmo aqui no Brasil, é mais conhecido pela denominação inglesa, Thought Leadership. Mostra como o que era até recentemente uma tendência transformou-se no objeto de desejo de um exército de executivos e de empresas sequiosas por novos negócios.

Lançada a edição digital, o Anuário entrará logo mais em gráfica para sua versão impressa, hoje também conhecida como edição dos colecionadores, com previsão de entrega na primeira semana de junho, em tiragem limitada, ao preço de R$ 150 o exemplar. Reservas podem ser feitas com Clara Francisco, pelo e-mail [email protected].

TOP Mega Brasil – Termina nesta sexta-feira (22/5) o 1º turno de votação do TOP Mega Brasil. Dele sairão os finalistas para disputar os troféus da Onça Pintada nas verticais Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa, nacional e regionalmente. Cada pessoa pode votar uma única vez, sendo que os votos com e-mails corporativos têm peso 3 e os demais, genéricos, peso 1. Clique aqui para votar.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários