André Felipe de Lima lançou o e-book Ídolos & Épocas — O amadorismo no futebol brasileiro (1900 a 1933), de A a F (Approach Editora/Museu da Pelada), primeiro volume de uma obra que aborda a era amadora do futebol brasileiro, com biografias de renomados craques do passado. Os outros dois volumes, de G a O e de P a Z, estão em reta final de edição.

André Felipe de Lima lança livro sobre a era amadora do futebol brasileiro
André Felipe de Lima

O livro é fruto de duas décadas de pesquisas e entrevistas que possibilitaram a descoberta de fatos sobre os jogadores do período amador do futebol brasileiro.

Algumas dessas descobertas incluem, por exemplo, o fato de que o ídolo vascaíno Fausto dos Santos, o “Maravilha Negra”, era carioca e não maranhense; que o goleiro Eurico Lara, maior ídolo da história do Grêmio, não morreu durante um Gre-Nal e chegou a atuar como juiz em alguns jogos antes de falecer; e que a gripe espanhola matou vários jogadores do eixo Rio-São Paulo entre 1918 e 1919. O livro aborda também outros nomes, como Amílcar Barbuy, Feitiço e o baiano Popó.

André Felipe de Lima lança livro sobre a era amadora do futebol brasileiro

O autor conta que por diversas vezes teve seu trabalho desacreditado: “Alguns até diziam que eu não iria muito longe e que o projeto era coisa de megalomaníaco. Que seja, ora. A história do futebol brasileiro merece todo o nosso esforço em pesquisa e resgate de memória, mesmo que sem apoio cultural ou qualquer tipo de incentivo, que é o meu caso. Gastei até o que não podia comprando acervos, livros, revistas e jornais antigos, daqui e do exterior. Não me intimidei e segui a diante. Valeu muito a pena. A vastíssima pesquisa foi concluída”.

O e-book marca a estreia de André no campo literário. Ele atuou como repórter em Jornal do Commercio, Ediouro (agência de notícias Canal Web) e Globonews.com. Como consultor, trabalhou em RP Consultoria de Comunicação − que organizava o Prêmio Esso de Jornalismo − e Edelman. Foi professor de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá durante oito anos. Atualmente, é editor da revista Comunità Italiana e integrante da equipe Ketchum JCM Comunicação.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments