O deputado estadual do Ceará André Fernandes (Republicanos) foi condenado a indenizar Patrícia Campos Mello, repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo, em R$ 50 mil por ataques machistas. A decisão em primeiro grau foi proferida nessa segunda-feira (19/7) pelo juiz Vitor Frederico Kümpel, da 27ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo.

O caso é similar aos que já condenaram, também em primeira instância, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ex-funcionário da Yacows Hans River do Nascimento.

Ao prestar depoimento à CPMI das Fake News, em fevereiro de 2020, River mentiu e insultou a repórter da Folha ao afirmar que ela teria se insinuado sexualmente a ele em troca de informações. Após o ocorrido, o presidente, seu filho Eduardo e diversos apoiadores, entre eles o deputado cearense, deram coro aos ataques à jornalista.

Entenda o caso

Em outubro de 2018, Patrícia publicou na Folha de S.Paulo a reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que denunciava investimentos não declarados de R$ 12 milhões por empresas apoiadoras do então candidato Jair Bolsonaro, ação vedada pela justiça eleitoral.

Pela reportagem, ela foi vítima de uma série de ataques e ameaças pessoais por Bolsonaro e seus apoiadores.

Em contrapartida, também recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, entre eles os prêmios International Press Freedom Award, do Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), e Maria Moors Cabot, além de ter sido consagrada por dois anos consecutivos como a +Premiada Jornalista do Ano no Brasil, em levantamento promovido por este Portal dos Jornalistas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments