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sexta-feira, junho 20, 2025

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Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro abre inscrições

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro abre inscrições

Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para a 14ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, que incentiva e reconhece trabalhos jornalísticos sobre assuntos relacionados ao agronegócio. São duas categorias: Profissional e Jovem Talento (estudantes de jornalismo).

A categoria Jovem Talento é dividida em Escrita, Rádio e Vídeo. Os vencedores de cada modalidade receberão valores em vales-compra no total de R$ 3.500 para o primeiro colocado, R$ 2.500 para o segundo e R$ 2.000 para o terceiro.

No caso dos estudantes, para fazer a inscrição, é obrigatória a participação em pelo menos duas palestras do Ciclos de Palestras da ABAG/RP, que serão realizadas online nos dias 25, 26 e 30 de agosto e 1º de setembro. Os eventos somam pontos na avaliação final. As matérias inscritas devem ter sido veiculadas em algum serviço de mídia da instituição em que estudam ou em TVs e rádios universitárias.

A categoria Profissional tem quatro modalidades: Jornal Impresso, Revista Impressa, Internet e TV. O melhor trabalho de cada uma receberá R$ 10.000 e certificado. As matérias devem abordar o tema Agronegócio Paulista, com veiculação entre 11 de novembro de 2020 e 11 de novembro de 2021.

Inscrições para o prêmio e para o Ciclo de Palestras aqui.

CNN anuncia programa com Phelipe Siani e Fernando Nakagawa

CNN anuncia programa com Phelipe Siani e Fernando Nakagawa

A CNN Brasil anunciou o lançamento do programa CNN Brasil Business, que estreia em setembro na grade da TV e com distribuição em todas as plataformas digitais da emissora. Semanal, será comandado por Phelipe Siani e Fernando Nakagawa. A emissora ainda não divulgou a data e o horário de estreia.

O programa é fruto do site CNN Brasil Business, no ar desde a estreia do canal, no ano passado. Nakagawa, inclusive, é diretor do projeto no ambiente digital. O conteúdo terá conexão direta com os assuntos tratados pelo CNN Business digital no Brasil e na CNN internacional.

A ideia é abordar, com uma linguagem inovadora, temas relevantes do mundo dos negócios, da tecnologia e do mercado de investimentos. Uma das primeiras pautas será a corrida espacial promovida por bilionários mundiais, como Jeff Bezos, Elon Musk e Richard Branson.

Em julho, a emissora já havia anunciado um programa com Mari Palma e Phelipe Siani, que ainda não tem data de estreia prevista. Sabe-se que será semanal e abordará cultura pop, as principais produções nos serviços de streaming, vídeo e áudio, além das últimas informações sobre a indústria de produção de conteúdo.

Sites desinformativos faturam quase US$ 3 bi por ano com anúncios programáticos

Estudo revela que a publicidade programática envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação.
Estudo revela que a publicidade programática envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação.

Um estudo da NewsGuard Technologies e da Comscore revela que a publicidade programática, estimada em U$ 155 bilhões globais, envia US$ 2,6 bilhões ao ano a sites e produtores de desinformação, sem que grandes anunciantes saibam para onde está indo parte dos seus investimentos.

Para a realização da pesquisa, foram ligadas amostras de 7.500 sites cujos tráfego e custos de publicidade são medidos pela Comscore a um conjunto de dados de mais de 6.500 sites de notícias e informações em que a credibilidade é avaliada pela NewsGuard, entidade que emprega jornalistas treinados para rastrear a desinformação online. Os dados foram cruzados para estimar os gastos com publicidade digital em sites classificados como não confiáveis.

Nos Estados Unidos, maior mercado de publicidade programática, com um investimento projetado de US$ 96,89 bilhões em 2021, os anunciantes estão gastando US$ 1,62 bilhão com anúncios em sites de desinformação, apontou o estudo. Em comparação, o total de publicidade digital em todos os jornais dos Estados Unidos foi de cerca de US$ 3,5 bilhões em 2020, de acordo com dados do Pew Research Center. Isso sugere que, para cada US$ 2,16 em receita de publicidade digital enviada para jornais legítimos, os anunciantes norte-americanos estão enviando US$ 1 para sites de desinformação.

E mais:

O adeus a Erika Soares Sallum, jornalista e viajante

O adeus a Erika Soares Sallum, jornalista e viajante

Morreu em 14/8 Erika Soares Sallum, aos 45 anos, vítima de câncer. Assinava a coluna Ciclocosmo na Folha de S.Paulo e era editora da revista Go Outside (Editora Três/Rocky Mountain).

Formada em Jornalismo pela ECA-USP, Erika trabalhou em Folhateen, Ilustrada, TV Folha e Veja São Paulo. Fez mestrado em relações internacionais na Universidade de Nova York e trabalhou na ONU.

Além da paixão pelo jornalismo, era apaixonada por viagens. Aos 18 anos, foi para o Japão sozinha. Durante o curso na USP, foi para Cuba e voltou com uma reportagem na cabeça. E foi com esse texto que acabou entrando na Folha.

Em 2017, passou a assinar a coluna Ciclocosmo, unindo o jornalismo e sua terceira paixão, o ciclismo. Escrevia sobre paz no trânsito, questões ambientais, uso saudável de ciclovias, e inclusão social.

Sérgio Dávila, diretor de Redação do jornal, declarou que Erika “foi umas das repórteres mais criteriosas e atentas que passaram pela Folha. Reinventou-se como ativista no ciclismo, área em que virou referência. Vai fazer falta”. Ele era editor da Ilustrada na época em que Érica trabalhou lá.

Caio Guatelli, companheiro de Erika, amigos e ciclistas organizaram um movimento para que a ciclovia do Rio Pinheiros seja batizada com o nome dela.

“Foi uma das maiores figuras de luta por integração social através da bicicleta“, diz a mensagem escrita em homenagem a Erika. (…) “Conseguiu unir classes, raças e gêneros num equilíbrio harmônico sobre as duas rodas. (…) Tenho certeza que São Paulo e todos/todas os/as paulistas se orgulharão dessa iniciativa”.

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo acusa Record de censura

Censura (Crédito: Getty Images)
Censura (Crédito: Getty Images)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP) classificou como censura à livre expressão a recente atualização no Código de Conduta da Record TV. O documento, divulgado na última semana, trouxe novas diretrizes relacionadas aos padrões de conduta de seus profissionais nas mídias sociais.

Nos últimos dias, jornalistas da Record receberam um Manual de Uso de Mídias Sociais para Jornalistas. Segundo o SJSP, o documento “na prática impõe a censura à livre expressão dos profissionais, mesmo fora do período de trabalho e em espaços que não têm relação alguma com a empresa”.

Formulado pela vice-presidência de Jornalismo da emissora, o documento de 15 páginas apresenta orientações gerais afirmando que nenhum jornalista deve se posicionar em mídias sociais sobre assuntos como política, religião ou “acontecimentos controversos e sensíveis, independentemente do tema, seja em nome do Grupo Record ou em nome próprio”.

Vale lembrar que a publicação das novas diretrizes aconteceu após um comentário da âncora do Fala Brasil, Mariana Godoy. Durante o programa em 30/7, após a veiculação de uma reportagem, a jornalista chamou de “bizarra” uma live do presidente Jair Bolsonaro realizada no dia anterior, em que ele mais uma vez havia defendido o voto impresso.

O comentário teria passado praticamente despercebido, não fosse uma resposta dada nas redes sociais pelo assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Max Guilherme Machado. No Instagram ele retrucou, chamando a âncora de bizarra e a acusando de propagar um “jornalismo totalmente comunista”.

Como resposta ao comentário do assessor, a emissora chegou a emitir inicialmente um aviso a todos os seus jornalistas e âncoras, ordenando que ninguém deveria comentar notícias, exceto comentaristas pagos para esse fim. O aviso, mais tarde, foi oficializado pelo Código de Conduta publicado.

Procurada, a assessoria de imprensa da emissora não respondeu ao contato até o fechamento dessa reportagem.

 

Outros casos

Na nota divulgada, o Sindicato lembrou ainda que o caso da Record não é o primeiro envolvendo grandes grupos de comunicação brasileiros. Em 2018, o Grupo Globo também formulou “recomendações” para o uso de redes sociais que atentavam contra a liberdade de expressão, ameaçando com retaliações a profissionais que expressassem suas opiniões como cidadãs e cidadãos. A enditade também citou casos semelhantes ocorridos em outras empresas, como Folha de S.Paulo e Editora Abril.

“Deve-se lembrar que tais medidas atentam contra a Constituição Federal. O artigo 5º, em seus incisos IV, VIII e IX, garante a livre manifestação do pensamento e a liberdade para exercer a atividade intelectual, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, explica a nota.

Edelman anuncia a criação da Edelman Global Advisory

Edelman Global Advisory
Edelman Global Advisory

A Edelman mundial anunciou em 9/8 o lançamento da Edelman Global Advisory, consultoria empresarial e governamental criada a partir da aquisição da Basilinna, de Washington, D.C., parceira de longa data da própria Edelman.

A nova empresa prestará consultoria a empresas, governos e organizações sem fins lucrativos. A equipe na América Latina, que além de Cidade do México também está presente em Buenos Aires, São Paulo, Bogotá e Miami, fornecerá serviços customizados para clientes que buscam entrar em novos mercados, expandir nos em que já estão, ter melhor entendimento sobre mudanças regulatórias e riscos políticos e desenvolver estratégias de engajamento com stakeholders.

“Implicações e riscos econômicos e políticos, maior pressão por ações sustentáveis, demanda por igualdade e desafios de financiar uma recuperação pós-Covid são realidades que estão levando nossos clientes a nos procurarem cada vez mais para ajudá-los a enfrentar questões complexas”, diz Mariana Sanz, CEO da Edelman América Latina. “O lançamento da Edelman Global Advisory permite que nossa já exemplar equipe de Public Affairs presente na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Miami cresça e expanda nossa expertise dentro da região”.

O novo empreendimento terá um investimento inicial de 10 milhões de dólares para contratações e expansões. Deborah Lehr, fundadora e CEO da Basilinna e que teve passagens por serviços públicos e setores privados e sem fins lucrativos, assume como sócia-gerente e CEO da empresa.

“Estou ansiosa para me juntar à Edelman no lançamento dessa nova frente de consultoria. A EGA fornecerá soluções e serviços customizados para clientes a partir de uma base de 6 mil profissionais da agência”, diz Lehr. “Com o investimento significativo já endereçado pela Edelman, continuaremos a honrar nossa expertise por meio de contratações e aquisições, para atender aos desafios dos clientes e às demandas do mercado. Temos toda a intenção de que a EGA se torne a consultoria global de negócios mais confiável do mundo”.

Domitila Becker assina com o SBT

Domitila Becker assina com o SBT
Domitila Becker (Crédito: Gabriel Cardoso/SBT)

O SBT anunciou a contratação de Domitila Becker, que passa a integrar a equipe esportiva da emissora em São Paulo. Ela segue no expediente do UOL News Esporte, que vai ao ar de terça a quinta-feira, às 9 horas.

Domitila trabalhou por sete anos na Rede Globo. Nesse período, foi correspondente internacional na Espanha, repórter, apresentadora e cobriu eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. A apresentadora chega para integrar a equipe de cobertura da Liga dos Campeões, cujos direitos de transmissão foram comprados pelo SBT.

Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Domitila já conheceu mais de 65 países. Em 2017, saiu da Globo para viajar o mundo sozinha de mochila. De volta ao Brasil, trabalhou mais um ano como apresentadora antes de sair para uma segunda volta ao mundo. Trabalhou nos Jogos Olímpicos de Tóquio e voltou do Japão direto para o SBT.

A estreia da Liga dos Campeões no SBT é nesta terça-feira (16/8), com a transmissão da partida entre Monaco e Shakhtar Donetsk, às 15h45, com narração de Luiz Alano e comentários de Mauro Cezar Pereira e Nadine Bastos.

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Jovem Pan News terá afiliada em Florianópolis

Jovem Pan News terá afiliada em Florianópolis

A rede Jovem Pan News anunciou que terá em breve uma afiliada em Florianópolis, ainda sem data de estreia prevista, que será sintonizada na frequência 103.3 FM. A marca já está presente no AM de Criciúma, Joinville, Rio do Sul e Tubarão, todas em processo de migração para o FM.

A Jovem Pan News de Florianópolis será controlada pelos mesmos gestores da Jovem Pan FM da região, no caso, a Rádio Canoinhas Ltda., administrada pelo empresário Aroldo Carvalho Cruz Lima.

Na nova afiliada, os ouvintes terão acesso aos noticiários produzidos diretamente pela cabeça de rede da Jovem Pan News, em São Paulo, como Jornal da Manhã, 3 em 1 e Os Pingos nos Is.

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Justiça rejeita queixa-crime de Augusto Aras contra colunista da Folha

Conrado Hubner Mendes (Divulgação: Folha de S.Paulo)
Conrado Hubner Mendes (Divulgação: Folha de S.Paulo)

A juíza federal Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves rejeitou a queixa-crime apresentada pelo procurador-geral da República Augusto Aras contra o professor da USP e colunista da Folha de S.Paulo Conrado Hubner Mendes. O PGR pedia que Mendes fosse condenado pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.

Na decisão, a magistrada afirmou que não houve ofensa à honra de Aras e que a liberdade de expressão e a imprensa livre são pilares de uma sociedade democrática, aberta e plural.

“O direito de liberdade de expressão dos pensamentos e ideias consiste em amparo àquele que emite críticas, ainda que inconvenientes e injustas”, destacou a juíza. “Em uma democracia, todo indivíduo deve ter assegurado o direito de emitir suas opiniões sem receios ou medos, sobretudo aquelas causadoras de desconforto ao criticado”.

Na petição, o procurador-geral citou publicações de Mendes nas redes sociais e coluna dele publicada na Folha intitulada Aras é a antessala de Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional.

“Aras não economiza no engavetamento de investigações criminais: contra Damares por agressão a governadores; contra Heleno por ameaça ao STF; contra Zambelli por tráfico de influência; contra Eduardo Bolsonaro por subversão da ordem política ao sugerir golpe”, diz o texto assinado pelo colunista.

Nas postagens publicadas nas redes, o professor chamou Aras de “Poste Geral da República” e “servo do presidente”. E afirmou que ele é o “grande fiador” da crise vivida no Brasil devido à pandemia da Covid-19.

Conrado Hubner Mendes (Divulgação: Folha de S.Paulo)
Conrado Hubner Mendes (Divulgação: Folha de S.Paulo)

No mês passado, Conrado também foi alvo de ofensiva do ministro do STF Kassio Nunes Marques, que acionou a Procuradoria-Geral da República afirmando que Mendes fez afirmações “falsas e/ou lesivas” à sua honra em outro artigo publicado na Folha. O órgão deu andamento ao caso e repassou a representação à Polícia Federal.

O magistrado anexou no ofício à PGR o artigo O STF come o pão que o STF amassou, publicado em abril e no qual colunista abordou a decisão do ministro que liberava a realização de cultos, missas e demais celebrações religiosas no País em meio à crise da Covid-19.

“O episódio não se resume a juiz mal-intencionado e chicaneiro que, num gesto calculado para consumar efeitos irreversíveis, driblou o plenário e encomendou milhares de mortes”, afirmou Conrado Hubner Mendes na publicação.


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Congresso Mega Brasil abre inscrições e começa na sexta (20/8)

Com a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação, nesta sexta-feira, 20/8, às 19h, ao artista gráfico Elifas Andreato, em transmissão pelo canal da Mega Brasil Comunicação no Youtube, terá início a 24ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que este ano debaterá A Era de Aquarius – A sociedade conectada em rede, sentimento e valores. O evento terá sequência em outros nove dias, a saber, de 23 a 28/8 (segunda a sábado) e, depois, de 30/8 a 1/9 (segunda a quarta), com programação que reunirá 11 painéis de debates sobre temas diversos da comunicação corporativa, mais Arena da Inovação, Fórum do Pensamento e o Programa Causos da Comunicação Corporativa, uma das novidades desta edição.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site da Mega Brasil. Os participantes terão direito a certificado digital, devendo, neste caso, participar de pelo menos 50% da programação.

O evento conta com o apoio de GM, Gerdau, Itaú, Sanofi e TIM e colaboração de Dow, EMS, Roche, Sabesp, Trama, Stellantis, OEC, Samsung, Johnson & Johnson Consumer Health, McDonald’s, XP Inc. e Yara.

Faça aqui sua inscrição: https://megabrasil.com.br/Congresso2021/CadastroPromoAmigo.aspx

Confira aqui a Programação Completa do Congresso

  • 20/8 (sexta-feira) – 19 às 20 horas
    • Prêmio Personalidade da Comunicação, homenageando Elifas Andreato
  • 23/8 (segunda-feira) – 9h30 às 12h
    • Arena da Inovação, debatendo o tema O futuro do trabalho, com Celso Braga (Grupo Bridge), Daniela Diniz (GPTW), Daniela Plesnik (Deloitte) e Rosa Alegria (NEF – Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP)
  • 24/8 (terça-feira) – 9h30 às 12h20
    • Mesa 1 – Cidadania Empresarial (Como o ESG impulsiona empresas como agentes da melhoria da qualidade de vida da sociedade, e o papel da Comunicação neste processo), com Ana Claudia Pais (Yara), Mariana Scalzo (McDonald’s) e Pedro Torres (Gerdau)
    • Mesa 2 – Responsabilidade Social e Ética (A Comunicação como interface entre empresas e sociedade), com Helena Alonso (Dow Brasil) e Josemara Quirino Tsuruoka (EMS)
  • 25/8 (quarta-feira) – 9h30 às 12h20
    • Mesa 3 – Diversidade e Inclusão (A diversidade na mesa de decisões), com Leila Gasparindo (Grupo Trama), Neila Lopes (Sanofi) e Priscilla Barone (Johnson & Johnson Consumer Health)
    • Mesa 4 – Comunicação Empresarial (Reconhecimento, prestígio e um lugar na mesa de decisão. E agora, como preservar o que foi conquistado?), com Amanda Alberole (Roche), Rodrigo Vilar (OEC) e Selva Carbajal (GM América do Sul, Argentina)
  • 26/8 (quinta-feira) – 9h30 às 12h20
    • Mesa 5 – Mobilidade Urbana (A Comunicação que pavimenta o caminho da mobilidade, impulsiona marcas e consolida conceitos), com Luciana Nicola (Banco Itaú Unibanco), Nelson Silveira (GM) e Paulo Campo Grande (revista Quatro Rodas)
    • Mesa 6 – Cidades Inteligentes (Energia limpa, Conectividade 5G, Autogestão. Qual a distância que nos separa da realidade e ficção, e quais os impactos na Comunicação?), com Letícia Zereu Batistela (Procempa), Marcel Dellabarba (Samsung) e Márcio Lino (TIM)
  • 27/8 (sexta-feira) – 9h30 às 12h20
    • Mesa 7 – Redes Sociais (Cultura do cancelamento – Os riscos que a intolerância das redes pode trazer para marcas e negócios. Como prevenir?), com Leandro Modé (Banco Itaú Unibanco) e José Gabriel Andrade (Universidade do Minho, Portugal)
    • Mesa 8 – Nova Economia (Comunicação nas startups – Quando o disruptivo busca a experiência), com Carol Silvestre (VTex), Pâmela Vaiano (Unico ID-Tech) e Sandro Rego (Consultor, Portugal)
  • 28/8 (sábado) – 10h às 11h
    • Programa Causos da Comunicação Corporativa, com Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, apresentando causos enviados pelos executivos de comunicação corporativa
  • 30/8 (segunda-feira) – 9h30 às 12h
    • Fórum do Pensamento, debatendo o tema Negócios e reputação – O desafio de ser ESG no Brasil de 2021, com Adriano Jerozolimski (Associação Floresta Protegida), Luís Felipe Adaime (Moss), Túlio Dias Brito (Grupo Alfa) e Verônica Goyzyueta (Rainforest Journalism Fund)
  • 31/8 (terça-feira) – 9h30 às 12h20
    • Mesa 9 – Relações com a Imprensa (A nova face do Jornalismo Econômico), com Ana Busch (Bússola – Exame/FSB), Danylo Martins (Finsiders) e José Paulo Kupfer (Poder 360 e UOL)
    • Mesa 10 – Mídia Corporativa (Os podcasts pedem passagem), com Eduardo Pugnali (Secretaria de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo), Emanoel Bonfim (Rádio Eldorado – Grupo Estado) e Felipe Zboril (Agência Rádioweb)
  • 1/9 (quarta-feira) – 9h30 às 12h20
    • Mesa 11 – Comunicação com Empregados (As lições das melhores empresas para se trabalhar no enfrentamento da pandemia), com Kelly Marques (Sabesp) e Fabrício Biondi (Stellantis)
    • Palestra Bônus 1 – Novas Mídias (Efêmeros ou não, os vídeos curtos – TikTok e Kwai – conquistaram as redes sociais e a sociedade. Como as empresas devem encará-los?), com Jéssica Dias Synthes (Boxnet)
    • Palestra Bônus 2 – Influenciadores (Creators – Um programa de RP para fortalecer e aproximar os pequenos e nano influenciadores), com Felipe Francis Custódio (Nestlé)

Informações adicionais com Célia Radzvilaviez, pelo e-mail celiar@megabrasil.com.br.

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