O Coletivo Lena Santos realizará em 14/5, em parceria com Abraji e Academia Mineira de Letras, a segunda edição do Congresso de Jornalistas Negras e Negros. Buscando ampliar o debate racial que atravessa as mídias no Brasil, o evento será gratuito, presencial e com inscrições online.

Marcado para o espaço da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, o congresso contará com duas mesas: Abrindo Caminhos − A presença e o pioneirismo negro nos veículos de comunicação, ministrada por Cláudio Henrique, da Rede Minas, Márcia Maria Cruz, do Estado de Minas, e Misael Avelino, da Rádio Favela; e Escolhendo muito bem as palavras − Jornalismo e Responsabilidade Social, com Arthur Bugre, Etiene Martins e Zu Moreira, da Globo Minas.

Nascido há três anos com a ideia de mudar a realidade da comunicação brasileira num cenário em que 50% dos brasileiros se autodeclaram negros ou pardos, mas no qual existem poucos jornalistas representantes, o Coletivo Lena Santos tem o objetivo de fazer a construção de uma comunicação antirracista e representativa.

O coletivo já participou de eventos da Abraji, como o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, com a mesa Diversificando as fontes: como empretecer a cobertura e tornar o jornalismo mais plural, debatendo sobre como a escolha de fontes no processo de produção da notícia é primordial na construção da narrativa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments