O Portal Catarinas e a plataforma Nem Presa Nem Morta, produziram um guia com orientações para a realização de coberturas seguras e responsáveis sobre o aborto.

Boas práticas de cobertura feminista sobre aborto no Brasil leva em consideração a perseguição, julgamento e a criminalização de pessoas que abortam e sugere táticas para impedir a reprodução de estigmas relacionados ao tema nas produções jornalísticas.

Lançado em 3 de maio, no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o guia também ressalta a importância de coberturas que se atenham a evidências cientificas e fatos. Com exemplos práticos, o material ensina precauções para evitar processos por injúria, difamação e calúnia, preservando a imagem dos jornalistas e das fontes envolvidas.

“Nada mais oportuno do que tratar da cobertura do aborto no dia que evidencia a liberdade de imprensa.”, disse Paula Guimarães, diretora executiva do Portal Catarinas. “Por ser capturado pelo estigma, o assunto é constantemente interditado e alvo de desinformação. Convidamos jornalistas e comunicadoras à cobertura responsável e afirmativa, pautada na ciência, na saúde pública, e nos direitos humanos e fundamentais das meninas, mulheres e pessoas que gestam”

A publicação é gratuita e está disponível no site do Catarinas.

 

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments