A publicação tem como objetivo preparar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o diálogo com os usuários sobre temas controversos e com potencial de impactar o bem-estar da sociedade.

Pâmela Pinto (Fiocruz) é associada da ABCPública e participou da produção do guia. A jornalista e pesquisadora explica que a cartilha foi pensada para ajudar os profissionais de saúde de diversos perfis a entender as questões que levam à desinformação e ajudá-los a dialogar com seus pacientes: “Foi um processo de também estimular a ideia de que esses profissionais precisam igualmente se preparar. É importante que eles tenham uma abordagem estratégica de como convencer os pacientes sobre temas de saúde, valorizando a ciência, valorizando a pesquisa, porque as informações sobre saúde causam impacto direto na nossa vida, no nosso corpo”.

O guia Desinformação sobre saúde: vamos enfrentar esse problema? possui uma linguagem simples e objetiva. Confira na biblioteca da ABCPública. A cartilha foi elaborada por um consórcio de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Fiocruz e de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

Leia também: Folha lança podcast A que Pauta Chegamos

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments