Sílvio Barsetti morreu nessa terça-feira (13/10), aos 61 anos, de câncer. Vitimado por um melanoma metastático, que o acometeu no ano passado, passou por cirurgia no cérebro e sessões de radioterapia. Voltou a ser internado em 11/10, mas não resistiu. O velório foi nesta quarta (14/10), no cemitério Jardim da Saudade, Zona Oeste do Rio. Formado pela Facha, começou a carreira em 1988 no Jornal dos Sports. Esteve ainda em Jornal do Brasil e O Dia, antes de seguir para a sucursal carioca de O Estado de S. Paulo, onde permaneceu por cerca de 20 anos, como repórter e editor de Esportes, e cobriu alguns dos capítulos mais importantes da história recente do futebol brasileiro. Mais tarde, escreveu para o portal Terra. Era o jornalista dos bastidores e das perguntas inconvenientes nas coletivas de imprensa, em que todos os presentes prestavam tanta atenção a ele quanto às respostas. Além do esporte, atuou nas áreas de cultura, como crítico de música, e na de política.

Barsetti foi autor de A farra dos guardanapos: O último baile da era Cabral, primeiro livro lançado pela editora Máquina de Livros, em 2018, e, quatro anos depois, de O outro lado do phoder, em que investigou episódios da política brasileira a partir das relações entre prostituição e autoridades. “Eram incursões por assuntos aparentemente distantes do futebol, mas ligados pelo interesse em compreender o funcionamento das estruturas de poder e aquilo que acontece longe dos olhos do público”, definiu Thales Machado, que conheceu Barsotti quando iniciou na profissão e hoje é editor de Esportes do Globo.

Em 2023, assumiu a coordenação de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também editava o site da entidade. Cobriu viagens e competições de diversas categorias, e divulgou todos os campeonatos, dando espaço aos clubes filiados à entidade; atuou ainda nas convocações das Seleções. Em homenagem a sua contribuição para a CBF, houve um minuto de silêncio antes do amistoso da seleção feminina, na mesma noite de terça-feira, em Pernambuco.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários