A Farol Jornalismo lançou um guia básico sobre Inteligência Artificial voltado para jornalistas, com o objetivo de fornecer aos comunicadores informações essenciais e relevantes sobre o tema.

O guia, com o nome O mínimo que um jornalista precisa saber sobre Inteligência Artificial para começar 2024, é baseado no conteúdo publicado pela Farol Jornalismo em sua newsletter ao longo de 2023. Segundo o veículo, em cerca de 80% das edições da newsletter foram abordados temas relacionados à Inteligência Artificial.

O manual trata de tópicos essenciais como a definição do conceito de Inteligência Artificial, o que são modelos de linguagem (ou LLMs), ChatGPT e seus usos, utilidades e perigos/problemas de uma IA generativa nas redações, e recomendações de cursos sobre o uso da IA no jornalismo.

“Ao longo de 2023, nos debruçamos quase toda a semana sobre o tema da inteligência artificial no jornalismo. Esse guia é um esforço para dar sentido à superabundância de conteúdo relacionado ao assunto”, diz o guia.

A produção do manual é de Giuliander Carpes, com edição de Moreno Osório e Lívia Vieira.

Confira o guia na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments