A ONU News em Português lança novo podcast nesta sexta-feira (5/5), para coincidir com a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A redação do canal oficial de notícias das Nações Unidas, com sede em Nova York, comandada pela brasileira Monica Grayley, convidou o secretário-geral António Guterres, que é português, para ser o primeiro entrevistado. Ele falou sobre o que lê nas horas vagas, lembrou de alguns encontros com chefes de Estado e governo dos países lusófonos e como falar a mesma língua facilita o entendimento no cenário internacional. E respondeu a perguntas do público, dos Estados Unidos à África, sobre o que a organização está fazendo para combater as mudanças climáticas e disse apostar na cooperação da ONU com as nações que falam português no mundo.

E tendo, nos vários continentes, países mais e menos desenvolvidos, penso que os países de língua portuguesa estão numa posição ótima de ser uma ponte que aproxime os vários Estados da compreensão de que é preciso fazermos algumas reformas profundas para que haja mais justiça e mais igualdade no mundo”.

Ao ser perguntado por uma telespectadora sobre como as mulheres devem se preparar para assumir o comando da ONU assim que ele sair, em 31 de dezembro de 2026, António Guterres disse que os países precisam investir em candidaturas femininas. Ele declarou que tem feito o possível para chegar à completa paridade de gênero na organização até 2028.

Desde a sua criação, em 1945, a ONU tem sido liderada por homens. Guterres é o nono da lista. O domínio masculino ocorre também na Assembleia Geral: em quase 78 anos de história, apenas quatro mulheres presidiram o órgão. A quarta e até agora última mulher foi María Fernanda Espinosa, ex-chanceler do Equador, primeira latino-americana a chefiar a Assembleia.

O Podcast ONU News trará, uma vez por semana, um grande nome do cenário internacional para falar não só dos desafios do mundo, mas também de soluções, diálogos e participação cidadã. O novo programa de TV também vai incorporar a voz dos usuários na atração, inclusive com sugestão de pautas. A partir de 5 de maio ele estará em todos os canais da ONU News: https://news.un.org/pt, www.twitter.com/onunews e www.youtube.com/onunews.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments