O Data Labe lançou um guia de comunicação acessível para pessoas com deficiência (PcDs). Em formato de e-book, contém práticas e ferramentas para disponibilizar diferentes formas de acesso à informação.

Apesar de a Lei Brasileira de Inclusão determinar que sites públicos e privados devem garantir acessibilidade a PcDs, somente 1% dos websites no Brasil são acessíveis, de acordo com o estudo do Movimento Web para Todos, em conjunto com a BigDataCorp.

Em se tratando de sites jornalísticos, a inacessibilidade é um problema ainda maior, uma vez que o acesso à informação é um direito fundamental e legal. Segundo Elena Wesley, coordenadora do Data Labe, é importante tornar o tema uma prioridade em veículos para que seus conteúdos possam ser alcançados por esse público.

“O e-book é um compromisso que tivemos desde que lançamos um edital para a formação do programa de Dados Acessíveis para explorar a experiência dos residentes e trazer esse aprendizado à tona para o público, organizações e jornalistas com objetivo de ter a acessibilidade como pauta prioritária”, explica a coordenadora.

Além de ampliar a acessibilidade em sites, as ferramentas, protocolos e práticas gratuitas também podem ser aplicadas em redes sociais e podcasts. Confira o guia completo aqui.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments