Será no próximo dia 13 de novembro a premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que promete marcar o cenário jornalístico com a revelação dos eleitos de todo o País, homenagens e performances especiais.
O evento contará com a presença do poeta Slam Akins Kintê e da grafiteira Sheila Raiana, que vão proporcionar aos convidados performances especiais em um tributo à diversidade e à luta antirracista. Para Akins, participar da celebração faz todo sentido, visto que o jornalismo e a literatura sempre andaram juntos. “Quando nós pesquisamos a imprensa negra, grandes poetas tiveram suas obras publicadas nesses veículos de informação, então para mim é uma grande honra estar presente nesse dia”, diz ele.
Sheila Raiana explica que para ela é uma honra contribuir artisticamente em uma festa que premia profissionais pretos, pois como mulher preta e artista sabe das dificuldades de conseguir espaço em ambientes que na sua grande maioria são majoritariamente ocupados por pessoas brancas: “A minha arte é uma extensão de mim, dos meus e do que gostaria de ver nas telas. Minha arte é a grande vontade de fazer a gente presente como protagonista. Minha expressão artística vem muito disso, de querer fazer pertencente, de mostrar o protagonismo preto, de me mostrar e mostrar os meus acima de tudo”.
Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site 1 Papo Reto, um dos idealizadores do +Admirados e da cerimônia de premiação, explica que a festa foi desenhada a partir de um olhar que contemplasse a diversidade, além de valorizar a contribuição da comunidade afro-brasileira em diversos campos: “A partir daí, fomos em busca de elementos que pudessem concretizar nosso desejo de fazer uma cerimônia marcante, do ponto de vista institucional, e emblemática, no contexto das celebrações do Mês da Consciência Negra. E nada melhor do que a arte para resumir tudo isso. A opção pelo Slam e pelo grafite partiu do pressuposto da importância dessas duas vertentes artísticas como veículos de informação e propagação de ideias. Afinal, cabe à arte, especialmente à pintura e à literatura, sintetizar o espírito do tempo”. Ele completa dizendo que a curadoria dos artistas teve como ponto de partida a qualidade do trabalho, a adesão ao tema comunicação-sociedade-diversidade-informação e o fato de não estarem, ainda, no mainstream. Segundo Rosenildo, sempre foi importante buscar amplificar novas vozes de talentos periféricos.
O prêmio
A iniciativa, inédita no Brasil, surgiu a partir de inquietações antigas de seus realizadores e de uma costura inédita do Jornalistas&Cia, compondo um quarteto editorial, com as participações estratégicas de 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, representando um marco na promoção da inclusão e da luta antirracista no campo da comunicação.
A indicação dos profissionais ocorreu entre setembro e outubro, com intensa movimentação nas redes sociais e uma votação popular expressiva em dois turnos para eleger os principais jornalistas negros e negras, bem como veículos de comunicação com destaque na cobertura de pautas raciais.
No evento de premiação, que revelará os vencedores nas categorias TOP 10 Brasil, os vencedores regionais, o campeão da categoria Imagem Foto/Vídeo e os vencedores das categorias Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalistas Negros, também estão previstas homenagens especiais. Os Decana e Decano do Jornalismo serão agraciados com o Troféu Luís Gama; a Revelação do Ano receberá o Troféu Tim Lopes; e a Personalidade do Ano será honrada com o Troféu Glória Maria.
O evento conta com o patrocínio de Bayer e Unilever, apoio de Dow, Latam e Embaixada e Consulados dos Estados Unidos; e apoio institucional de ABI, Conajira/Fenaj, Redemar e Unibes Cultural.
Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma iniciativa inédita, que reconhece e celebra jornalistas negros e negras, assim como veículos de comunicação que se destacam na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista. Promovido por Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, o prêmio destaca a excelência no jornalismo e promove a diversidade e inclusão nas redações, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Confira a lista completa dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira!