A Unibes Cultural será palco, nesta próxima segunda-feira, 13/11, da premiação inédita que homenageará os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciativa conjunta deste Jornalistas&Cia (e Portal dos Jornalistas), da revista Neo Mondo, do site 1 Papo Reto e da Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, que conta com o patrocínio de Bayer, Dow e Unilever, apoio de Latam, Embaixada e Consulados dos EUA e Unibes, e apoio institucional da ABI, da Conajira/Fenaj e do site Redemar.

Serão homenageados com certificados os TOP 50 (que serão 52), os TOP 5 Profissionais de Imagem Foto/Vídeo, os TOP 5 Veículos Gerais e os TOP 5 Veículos Liderados por Jornalistas Negros. Os TOP 10 Brasil e os campeões das outras três categorias, que serão anunciados durante a cerimônia, receberão adicionalmente o Troféu +Admirado.

A premiação contará ainda com quatro premiações especiais: o ministro Sílvio de Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, receberá o Troféu Glória Maria, como Personalidade do Ano; a repórter Rebeca Borges, do Metrópoles, o Troféu Tim Maia, como Revelação do Ano; e os colegas Flávio Carrança e Rosane Borges, o Troféu Luiz Gama, respectivamente como Decano e Decana do Jornalismo.

Performances

O evento contará com a presença do poeta Slam Akins Kintê e da grafiteira Sheila Raiana, que vão proporcionar aos convidados performances especiais em um tributo à diversidade e à luta antirracista. Para Akins, participar da celebração faz todo sentido, visto que o jornalismo e a literatura sempre andaram juntos. “Quando nós pesquisamos a imprensa negra, grandes poetas tiveram suas obras publicadas nesses veículos de informação, então para mim é uma grande honra estar presente nesse dia”, diz ele.

Sheila Raiana explica que para ela é uma honra contribuir artisticamente em uma festa que premia profissionais pretos, pois como mulher preta e artista sabe das dificuldades de conseguir espaço em ambientes que na sua grande maioria são majoritariamente ocupados por pessoas brancas: “A minha arte é uma extensão de mim, dos meus e do que gostaria de ver nas telas. Minha arte é a grande vontade de fazer a gente presente como protagonista. Minha expressão artística vem muito disso, de querer fazer pertencente, de mostrar o protagonismo preto, de me mostrar e mostrar os meus acima de tudo”.

Predominância feminina

Chama a atenção a presença majoritária das mulheres negras entre os vencedores da premiação. Dos 52 jornalistas eleitos, 35 são mulheres e apenas 17, homens. Também na categoria Imagem Foto/Vídeo o predomínio feminino é total: quatro mulheres e apenas um homem, o que dá uma clara demonstração da força da mulher negra no jornalismo brasileiro e de seu protagonismo na luta antirracista e por um jornalismo diverso.

Entre os convidados que estarão participando da entrega dos prêmios estarão o reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares, e o coordenador de Políticas para População Negra da Secretaria da Justiça e Cidadania (Governo do Estado de São Paulo), Robson Silva Ferreira.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments