A Agência Pública lançou nesta quinta-feira (26/10) a série Reportagens para Ouvir, que possibilita que os leitores escutem determinadas reportagens da agência, com leitura feita por Inteligência Artificial, em áudios de 8 a 20 minutos.

A leitura das reportagens é feita com uma voz e cadência que soam naturais e engajantes. A voz escolhida para o projeto é de Mariana Simões, jornalista que narrou os podcasts Histórias que Ninguém te Conta e Cientistas na Linha de Frente, produções originais da Agência Pública. Toda semana haverá um novo conteúdo no Reportagens para Ouvir.

“Há muitos problemas éticos com o uso de AI no jornalismo, desde a substituição da mão de obra até a cooptação de redações por empresas que não querem ser reguladas”, explicou Natalia Viana, diretora executiva da Agência Pública. “Por isso buscamos uma solução que ajude, em vez de atrapalhar, o jornalismo. Com o Reportagens para Ouvir, vamos ampliar o acesso às nossas investigações e atrair novos públicos”.

Este projeto de IA é finalista do Applied AI Journalism Challenge, da Open Society Foundations. A equipe da Pública vai apresentar a iniciativa na Tailândia, em novembro, no festival Splice Beta, que celebra inovações no jornalismo. A Pública informa ter uma política para uso de Inteligência Artificial, seguindo outros veículos jornalísticos que já haviam adotado uma, como Núcleo Jornalismo e Agência Tatu.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments