O DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços, com sede em São Paulo, abre uma sucursal e vai ter um caderno no Rio. O lançamento faz parte do planejamento da empresa desde o ano passado, quando foram feitas sondagens no mercado local.
A ideia partiu da percepção de que há espaço para a divulgação de informações sobre a economia local, especialmente na área de negócios: aparecem os fatos e dados nacionais, como IBGE, FGV, CVM, BNDES e Petrobras, mas pouca coisa específica sobre indústria, comércio e serviços que mostrem o dinamismo da economia local, na cidade e no Estado.
A situação das contas públicas no Estado também estará em foco. Há já dois meses, o DCI publica uma página semanal com essa abordagem e a recepção tem sido boa. O diretor comercial Martim Novaes, falando do Meio&Mensagem, afirmou que “os três pilares do DCI para circulação nacional são as praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por conta disso, já tínhamos este plano. É um eixo importante de negócios”.
A redação carioca vai funcionar na av. Rio Branco, no centro da cidade, com um editor e uma repórter. O processo de seleção foi fechado na semana passada: o caderno ficará sob a responsabilidade de Fernando Miragaya, ex-O Globo e Extra, além de passagem pelo Jornal do Brasil. A repórter será Thaise Constancio Temoteo, que estava no Diário Oficial do Rio de Janeiro e foi da sucursal do Estadão.
Eles vão se reportar ao diretor de Redação Roberto Lira, em reuniões de pauta virtuais diárias. Ao diretor executivo Raphael Müller coube a idealização das páginas, além da implementação do projeto. A previsão de lançamento do caderno é 12 de setembro. Porém, já nesta quinta-feira (1º/9) a dupla inicia a produção de pautas e os primeiros contatos. Começarão a circular, em princípio, duas páginas diárias exclusivas sobre economia e negócios no Estado do Rio.
Os anúncios e balanços da publicidade legal completam um caderno de quatro páginas. Desde 2014, quando o DCI fez uma reformulação gráfica, o jornal aposta em pautas sobre o dia a dia das empresas de grande, médio e pequeno portes. Foram introduzidas algumas páginas temáticas sobre Sustentabilidade, Gestão e Carreiras, Inovação e Tecnologia, Finanças Pessoais e perfil de empreendedores que possam servir de inspiração para quem quiser se manter e crescer no mundo dos negócios. O espírito da cobertura no Rio deverá ser o mesmo.