Samanta do Carmo, coordenadora de Redação do The Intercept Brasil, divulgou nesta semana uma carta para conscientizar os leitores sobre a necessidade de contribuições para manter o “jornalismo ousado, corajoso e de impacto” realizado pela publicação.

A campanha, que marca os cinco anos de operação do serviço no Brasil, tem como objetivo alcançar a meta de cinco mil novos apoiadores. A contribuição pode ser única ou mensal.

Confira a carta na íntegra:

“Esta é uma conversa difícil, mas, como coordenadora de redação do Intercept, não tenho como escapar dela. Preciso te apresentar uma atualização rigorosa sobre nossa situação financeira.

O jornalismo ousado, corajoso e de impacto do Intercept é algo muito raro no Brasil. O tipo de investigação que costumamos fazer custa muito caro e por isso foi se tornando mais escasso a cada ano na mídia em geral. Seja pelas demissões de repórteres experientes, queda na renda de publicidade, desejo dos acionistas ou por conta da pressão para maximizar os cliques, estamos vivendo o declínio do jornalismo que uma sociedade democrática exige. Mais do que isso: do jornalismo que é urgente no Brasil, pois essencial para resistir aos avanços autoritários.

O Intercept conseguiu fazer diferente nos últimos 5 anos porque foi fundado com um forte aporte financeiro inicial e depois cresceu com as próprias pernas a partir do apoio de seus leitores. Desde 2018 pedimos ajuda a quem nos lê e julga nosso trabalho importante e a resposta da nossa comunidade foi expressiva. Obrigada a todos vocês!

Ocorre que desde o ano passado sentimos pesadamente a crise econômica. Muitos dos nossos apoiadores não conseguem mais manter uma ajuda mensal e como consequência disso nossa arrecadação vem flutuando demais. Por exemplo, começamos 2021 com a expectativa de contratar novos profissionais e mergulhar em algumas investigações importantes. Esse planejamento contava com um patamar de doações e ele não se concretizou.

Você sabe que a relevância do trabalho do Intercept cresceu ainda mais nos últimos meses. Nosso especial “Alô, milícia”, nossa cobertura sobre a pandemia e os esquemas da negociação de vacinas, a intensidade com que fomos pra cima do Conselho Federal de Medicina, enfim nossas reportagens ajudaram a sacudir o cenário político neste primeiro semestre. E agora, com CPI, atos democráticos em todo o país e a pressão sobre o governo de extrema direita aumentando, é que não podemos parar.

O Intercept chegou em julho sem saber como vai sustentar os planos do segundo semestre e esta mensagem é para fazer um apelo direto para todos que gostam do nosso trabalho: precisamos de ajuda hoje!

Temos a meta de chegarmos a 5 mil novos apoiadores mensais por conta do nosso aniversário de 5 anos. É muita gente, mas em agosto o Intercept quer celebrar sua trajetória publicando ainda mais reportagens decisivas para a sociedade brasileira. E, sem meias palavras, precisamos de dinheiro para viabilizar isso.

Vivemos um período difícil, cheio de riscos e dúvidas. Hoje você pode nos ajudar em uma frente de batalha: manter o jornalismo independente firme e em condições de ir pra cima dos poderosos. Topa se juntar à nossa equipe e a milhares de brasileiros nessa luta?

Um abraço

Samanta do Carmo – Coordenadora de Redação”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments