A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) liderou uma ação para combater a impunidade a crimes contra jornalistas durante a 51ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça.

A proposta é construir uma nova convenção mundial para proteção dos profissionais de imprensa, destacando 16 prioridades a serem aceitas pelos estados-membros.

O documento solicita, por exemplo, que os governos se comprometam a fazer investigações sobre casos de violência e reparação a profissionais vítimas de episódios do tipo, além de proteção a jornalistas durante a cobertura de eleições e conflitos armados.

A FIJ falou também sobre a constituição do comitê de proteção, cujo conselho seja composto por 15 pessoas, eleitas por representantes dos estados-membros a cada quatro anos. Cada país terá direito a eleger um integrante.

Dominique Pradalié, presidente da FIJ, destacou os milhares de jornalistas presos e centenas de profissionais de imprensa mortos na última década: “Tais crimes são cometidos com quase total impunidade ao redor do mundo. Aqueles que acreditam na liberdade da mídia e no direito dos cidadãos ao acesso à informação devem agir para acabar com a falta de punição”.

Organizações interessadas em apoiar a campanha para a criação do comitê podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments