O estudo Ataques relacionados a gênero e desinformação, da organização #ShePersisted e da empresa de análise de dados The Nerve, mostrou que a maior parte dos ataques online direcionados a jornalistas e políticas mulheres mira a credibilidade, a inteligência e a reputação dessas mulheres. A repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, fez uma reportagem destacando os principais resultados do estudo. 

The Nerve, uma das empresas responsáveis pelo estudo, foi fundada pela jornalista filipino-americana Maria Ressa, vencedora do Nobel da Paz em 2021. O estudo analisou mais de 1,15 milhão de publicações de X (ex-Twitter), Facebook e YouTube entre 2019 e 2024 para detectar os tipos de ataques online e estratégias de conteúdos de ódio contra jornalistas e políticas.

A maioria das postagens ofensivas eram comentários feitos após essas mulheres fazerem críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O principal tipo de ofensa detectado foi o que ataca a credibilidade, a inteligência e a reputação desses alvos. Esse tipo de ataque corresponde a 75% dos conteúdos ofensivos ligados a gênero no YouTube, 41% no X e 24% no Facebook.

Outro tipo de ataque detectado tentava diminuir a confiança pública nessas jornalistas e políticas, com comentários chamando-as de “antipatrióticas”, “comunistas”, “bandidas” ou “traidoras”. Esse tipo de postagem correspondeu a 60% dos ataques de gênero no Facebook, 31% no X, e 15% nos comentários no YouTube.

Também foram detectados ataques referentes à aparência física dessas mulheres: foram 10% dos posts agressivos ligados a gênero no X, 4,8% no Facebook e 0,26% nos comentários do YouTube. “Feia”, “bruxa”, “fez plástica” e “gorda” eram alguns dos insultos.

No estudo, foram observados posts com menções às jornalistas Daniela Lima, da GloboNews; Amanda Klein, de Rede TV! e Jovem Pan; Vera Magalhães, de TV Cultura e O Globo; Miriam Leitão, do Grupo Globo; Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo; além da antropóloga e acadêmica Debora Diniz.

O relatório vai ser lançado na reunião paralela ao G20 sobre integridade da informação, em São Paulo, na quarta-feira (1/5), com participação de Maria Ressa.

Confira mais detalhes do estudo na reportagem de Patrícia Campos Mello. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments