A CPMI do 8 de janeiro aprovou o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) com o indiciamento de 61 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os pontos aprovados está o projeto de lei que estabelece o dia 25 de outubro como Dia Nacional da Defesa da Democracia. Foi nessa data, em 1975, que ocorreu o assassinato sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, então diretor de Jornalismo da TV Cultura.

O projeto acolhido no relatório é fruto da campanha Dia da Democracia, lançada pelo Instituto Vladimir Herzog, que pedia justamente a instituição da data do assassinato de Herzog como o Dia Nacional da Democracia. A petição conta com mais de 6 mil assinaturas, entre elas personalidades como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Sebastião Salgado, além do apoio de 150 organizações da sociedade civil.

O projeto deve agora seguir em regime de urgência no Congresso. Os familiares de Vladimir Herzog estão tentando marcar uma agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir apoio público ao movimento.

A senadora Eliziane Gama também está tentando viabilizar a criação do Memorial da Democracia, que deve ser instalado no Senado.

Com informações da CNN Brasil.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments