Novos casos de agressão, ameaça e intimidação de apoiadores do derrotado presidente Jair Bolsonaro a profissionais de imprensa marcaram os últimos dias.

Em 21/11, em Cuiabá (MT). a jornalista e servidora da Assembleia Legislativa Deisy Boroviec recebeu ameaças de morte no Facebook feitas por um eleitor de Bolsonaro.

O homem acusou-a de disparar fake news e usar a “máquina estatal” para difamar o derrotado presidente: “A tua batata está assando, mocreia petista. O meu grupo aí em Cuiabá já sabe onde você trabalha e o teu horário. Toma cuidado que acidentes e roubos toda hora acontecem. Onde você mora sempre olhe para os dois lados da rua! Quer continuar difamando o presidente Bolsonaro, vaza então para Bahia, ou Ceará, que é lugar de vagabundos, socialista metida a intelectual”.

Entidades defensoras da liberdade de imprensa lançaram um abaixo-assinado em solidariedade à jornalista e em defesa da democracia, exigindo que as autoridades investiguem as agressões. Interessados em apoiar podem assinar o documento aqui.

Na última sexta-feira (25/11), um repórter e uma repórter cinematográfica do UOL Notícias foram cercados, agredidos e tiveram um celular arrancado da mão enquanto faziam uma reportagem sobre o acampamento montado por bolsonaristas na frente da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

A equipe do UOL gravava entrevista com um manifestante quando um homem se aproximou e reclamou da linha editorial do UOL, pedindo para o entrevistado parar de falar, solicitação que não foi atendida. Depois que a entrevista foi encerrada, e os jornalistas conversavam com o entrevistado, cerca de 15 bolsonaristas cercaram a equipe do UOL e passaram a xingá-los.

A situação se agravou e um homem arrancou o celular da mão da cinegrafista, que chegou a ser atingida no dedo mínimo da mão esquerda, que ficou roxo e inchado. As agressões ocorreram mesmo com um destacamento da Polícia do Exército no local, que fazia a proteção dos profissionais. Os jornalistas precisaram ser escoltados para entrar no carro, e manifestantes chegaram a seguí-los em seus veículos. A equipe do UOL fez Boletim de Ocorrência por ameaça, injúria e lesão corporal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments