João Renato Jácome, que até sexta-feira (26/2) era chefe de Gabinete na Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco, foi demitido após fazer uma pergunta para o presidente Jair Bolsonaro, em coletiva realizada em 24/2, sobre a decisão do STJ de anular a quebra de sigilo do escândalo das rachadinhas, envolvendo o senador Flávio Bolsonaro.

Após a pergunta, o presidente irritou-se e encerrou a entrevista sem responder ao questionamento de Jácome. Na ocasião, ele estava de folga na Secretaria e cobria o evento para o Estadão como freelance. A exoneração de Jácome foi publicada na edição da 26/2 do Diário Oficial do Estado do Acre.

Em entrevista ao UOL, Jácome disse que ficou “surpreso e muito triste” ao saber de sua demissão, mas que vai “continuar trabalhando e fazendo o que eu sempre fiz. Uma coisa que ninguém pode me acusar é de ter feito algo errado. Não fui exonerado por um crime, por improbidade, por incompetência. Fui exonerado porque estava trabalhando, e isso incomodou, infelizmente”.

Procurado pela reportagem do UOL, Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, declarou que demitiu o jornalista “porque ele estava em horário de serviço, trabalhando para o jornal O Estado de S. Paulo. Como comissionado, ele não poderia fazer isso. Ele diz que estava de folga. Folga de quê? Não tem folga, não”. Jácome, porém, reafirmou que estava de folga na Prefeitura após ter trabalhado dois fins de semana seguidos.

Em nota conjunta, a Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas do Acre repudiaram “a atitude covarde e a prática de censura do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que deveria defender e garantir direitos conquistados pela sociedade”.

“Com esse violento ataque ao jornalismo, o prefeito Tião Bocalom afronta a liberdade de imprensa e o direito de acesso à informação garantidos pela Constituição. As direções da Fenaj e do Sinjac exigem a anulação do ato e a reintegração imediata do profissional aos quadros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, diz a nota.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments