* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro, com colaboração de Fernando Soares

Nessa segunda-feira (6/11), foram demitidos, em número ainda não definido, jornalistas de Editora Globo, Valor e CBN, nas sedes da empresa no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal. Entre eles há nomes de peso.

Berenice Seara, detentora de talvez a mais conceituada coluna sobre política do Estado do Rio, definiu ela mesma o ocorrido: “Hoje o boletim só tem uma notícia. A coluna Extra! Extra! não existe mais. Exatamente 35 anos depois de pisar na redação da Irineu Marinho, minha passagem pela Editora Globo foi encerrada. A coluna, que faria 20 anos em 2024, não será mais publicada – para alegria de alguns, é verdade”. E concluiu, com bom humor, em outra postagem: “Esclareço que a coluna acabou no jornal Extra, mas eu não. Vou continuar mandando notícias para vocês, e publicando em outro canal. Vocês não iam ficar livres de mim assim com essa facilidade toda, né?”.

Carlos Andreazza (@andreazzaeditor) também comunicou ele mesmo o ocorrido no Twitter/X: “Pessoal, me antecipo às especulações etc.: saí da CBN hoje. Foram quase três anos e muita história pra contar. Sentirei imensa saudade do CBN Rio – fizemos muita bagunça – e do trabalho com aquela redação de irmãos. Foi bonito. A ver agora – momento clichê – o que virá. Avante!”. Âncora e comentarista da emissora, era apresentador do matutino diário CBN Rio e, com Vera Magalhães, detentor do podcast semanal do final da tarde Dois+Um, em que recebiam um convidado para conversa.

André Trigueiro, como Andreazza, saiu da CBN, mas ambos continuam em seus postos, respectivamente, na GloboNews e em O Globo.

Deixaram O Globo Carla Rocha, editora adjunta de Brasil do Globo, na casa há 30 anos; Ludmilla de Lima, subeditora de Brasil; Lilian Fernandes, editora assistente nos Jornais de Bairro, nas versões impressa e online, respondendo pelo Globo Barra e há 15 anos na casa, além de dois repórteres fotográficos. Duas secretárias, uma delas a conhecida Regina Oliveira, da redação do Extra.

Do Valor Econômico, em São Paulo, saíram Ivo Ribeiro, editor de Indústria, no jornal desde a fundação, em 2000; Carolina Freitas, editora assistente de Política no digital e colunista da CBN; Bárbara Pombo, jornalista e advogada, editora assistente de Legislação e Tributos; Marília de Camargo César, editora assistente, além de Leticia Simionato, repórter de Finanças; Érica Polo, repórter de Brasil; Ricardo Mendonça, repórter de Política, e Rachel Warszawski, tradutora. Também João Valadares, repórter em Brasília. A editoria de Política do Valor foi seriamente desfalcada, e comenta-se uma fusão dessas editorias do Valor e do Globo.

Entre as mexidas na redação do Globo, a editoria de Brasil será incorporada à de Política, como era antigamente. E Gustavo Alves, que assumiu Brasil interinamente, deve passar a subeditor do Segundo Caderno.

A Fenaj emitiu nota, também assinada pelos Sindicatos dos Jornalistas do Munícipio do Rio de Janeiro, do Estado de São Paulo e do Distrito Federal. Nela, a entidade caracteriza o corte como demissão coletiva, por tradição negociada previamente com os sindicatos. E acrescenta, como agravante, que a empresa não apresentou um projeto que atenuasse o impacto da demissão, como a extensão do plano de saúde.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments