Cid Martins assume a segunda posição no levantamento nacional, enquanto o Ranking do Centro-Oeste tem novo líder, Leonêncio Nossa

Em seu quarto ano consecutivo como +Premiada Jornalista da História, Eliane Brum segue ampliando sua distância na liderança da pesquisa. Mesmo sem ganhar prêmios no ano passado, ela se beneficiou da inclusão do Troféu Audálio Dantas, que recebeu em 2022.

Com isso, a diferença, que em 2022 era de 202,5 pontos para a então 2ª colocada Miriam Leitão, subiu 30 pontos em 2023 em relação ao novo detentor do posto, o gaúcho Cid Martins, que se despediu das redações no ano passado após duas décadas na Rádio Gaúcha.

Essa inversão entre Cid e Miriam não foi a única mudança entre os Top 10: 3º lugar entre os +Premiados Jornalistas do Ano, Caco Barcellos subiu uma posição e agora é o 4º colocado da História, ultrapassando José Hamilton Ribeiro, primeiro líder do levantamento, em 2011, que agora ocupa a 5ª posição.

Os 6º e 7º lugares seguem inalterados, com Mauri Konig e Marcelo Canellas, respectivamente, enquanto Giovani Grizotti ganhou duas posições e saltou da 10ª para a 8ª posição geral. André Trigueiro, em 9º e Carlos Wagner, em 10º, fecham os Top 10.

Nos recortes regionais, a principal novidade aconteceu no Centro-Oeste, onde Leonêncio Nossa Junior, do Estadão, assumiu a 1ª colocação. Nas demais regiões, os líderes permaneceram os mesmos da última edição do levantamento: Demitri Tulio (O Povo), no Nordeste; Lucio Flavio Pinto (Jornal Pessoal), no Norte; Miriam Leitão (Grupo Globo), no Sudeste; e Cid Martins (ex-Rádio Gaúcha), no Sul.

Curiosamente, apesar da liderança Nacional, Eliane Brum não lidera nenhum dos levantamentos regionais por ter sua pontuação dividida entre as regiões Sul, onde iniciou a carreira em Zero Hora, Sudeste, onde atuou muitos anos por Época e El País Brasil e atualmente ocupa a 4ª colocação, e Norte, onde vive desde 2017 e é a 2ª colocada geral.

TV e Grupo Globo lideram entre Veículos e Grupos de Comunicação

Se entre os Jornalistas houve muita movimentação na liderança dos levantamentos de +Premiados da História, nos recortes de Veículos e Grupos de Comunicação as mudanças foram menos intensas. Todos os 1os colocados de 2022 mantiveram suas posições em 2023.

Entre os Veículos, a TV Globo segue na liderança dos recortes Nacional, Sudeste e TV. Nas demais regiões, os líderes foram Zero Hora (Sul), Correio Braziliense (Centro-Oeste), Jornal do Commercio (Nordeste) e A Crítica (Norte). Já nos recortes por plataforma, mantiveram-se na 1ª posição Agência Pública (Agência de Notícias), UOL (Internet), Folha de S.Paulo (Jornal), Rádio Gaúcha (Rádio) e Época (Revista).

O Grupo Globo segue na liderança entre os Grupos de Comunicação, com o Grupo RBS em 2º lugar e os Diários Associados em 3º. Como muitos grupos atuam em mais de uma região, o levantamento não traz recortes regionais neste caso.

Confira os resultados na edição especial do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments