A Ponte Jornalismo lançou nesta segunda-feira (30/10) o Índice de Transparência da Letalidade Policial, que analisa de que forma as informações e dados sobre letalidade policial e mortes de policiais são divulgadas nos canais oficiais de todos os estados do País.

No índice, a Ponte analisou o comportamento dos governos dos estados em relação a transparência ativa (publicação de informações sobre mortes por e de policiais) e a transparência passiva (pedidos de dados via Lei de Acesso à Informação). Os dados obtidos mostram que sete estados brasileiros não informam sobre mortes cometidas pela polícia em seus sites oficiais, e 17 do total não publicam informações sobre mortes de policiais.

O levantamento da Ponte indicou ainda informações graves: apenas dez estados brasileiros informam tanto as mortes cometidas por policiais como as mortes de policiais, e muitas vezes sem detalhes relevantes sobre os casos. Roraima, por exemplo, é um caso extremo, pois o site da secretaria de segurança está em manutenção há seis anos.

Com base nos dados do levantamento, a Ponte criou um sistema de pontuação para classificar os estados brasileiros em um ranking de transparência. São Paulo lidera o ranking, seguido por Pará e Rio Grande do Sul, empatados em segundo lugar. Acre, Rondônia e Roraima registraram nível de transparência zero.

A construção e a metodologia do índice foram feitas pela equipe da Ponte Jornalismo, em parceria com a Lagom Data.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments