O MediaTalks by J&Cia tem bons motivos para celebrar seu primeiro ano de vida. Além de consolidar a parceria com o UOL, que permitiu elevar a audiência para mais de 200 mil usuários-únicos por mês, o projeto celebra seu primeiro partner, a General Motors, que estará presente em toda a jornada editorial do projeto, desde a home page até o noticiário do dia a dia.

Construído em parceria com Luciana Gurgel e Aldo De Luca, que vivem em Londres, o MediaTalks nasceu como uma coluna semanal neste J&Cia focada em informações internacionais sobre jornalismo e comunicação pouco ou nada exploradas por aqui.

Fez sucesso e isso foi decisivo para o passo seguinte, a criação de um site, com o objetivo de ampliar a cobertura, aportando ao mercado brasileiro uma seleção de assuntos de grande interesse profissional.

A ideia inicial era abordar três ou quatro temas por semana, mas hoje a cobertura expandiu-se – e a equipe também. São pelo menos cinco novos conteúdos diários.

E a eles se somam um boletim de segunda a sexta-feira, e uma newsletter especial aos sábados, com o melhor da semana, enviados a cerca de 15 mil formadores de opinião por meio do parceiro Comunique-se.

Temas que interessam a toda a sociedade

O acordo com o UOL permitiu alcançar pessoas que não são do trade, mas que têm interesse em jornalismo e comunicação.

O conteúdo do MediaTalks aparece regularmente nas editorias Internacional, Tecnologia, Mídia e Marketing do UOL, e com frequência tem sido destacado em chamadas na home page e em seções como Splash e até Esportes.

“Pode soar clichê, mas não poderíamos imaginar onde estaríamos em um ano”, diz Luciana Gurgel, cofundadora e editora do MediaTalks. “Conquistamos um público fiel (e entusiasta) dentro do mercado de jornalismo e comunicação − a taxa de abertura dos nossos boletins está em torno de 50%, e a de cliques chega a bater 300%. Ao nos tornarmos parceiros de conteúdo do UOL, confirmamos nossa impressão de que os temas do MediaTalks são relevantes não apenas para nós, mas para toda a sociedade”.

Outra conquista foi o estabelecimento de acordos editoriais com instituições reconhecidas, como a coalização Covering Climate Now e o Knight Center de Jornalismo para as Américas, dirigido pelo brasileiro Rosental Calmon Alves. Eles ajudaram a aumentar variedade de artigos no site em inglês, que oferece aos que não leem português conteúdos relevantes sobre a mídia brasileira e latino-americana.

“Tem sido uma jornada fantástica, e agradecemos cada palavra de apoio recebida de tantos velhos amigos, novos amigos e leitores que nos escrevem, e que assinam os boletins”, afirma Luciana. “E às instituições que nos honraram com seu endosso desde o primeiro dia − ABI, Aner, ANJ, Abraji e Projor”.

Para Eduardo Ribeiro, cofundador do MediaTalks e diretor da Jornalistas Editora, “temos consciência dos desafios de saltar de uma coluna semanal para um site parceiro do UOL, em que trocamos uma audiência que se media em alguns milhares de pessoas para outra abrangendo dezenas de milhares, e em que também incorporamos às tradicionais preocupações com conteúdo um rol de outras novas,com tecnologia, segurança, SEO, retenção de audiência, tratamento especial para a publicidade, entre outros.

O que vem por aí

De olho no futuro, os planos são intensificar a participação de jornalistas brasileiros no exterior, como nas edições que marcaram o lançamento do MediaTalks. Em Os efeitos da pandemia sobre o Jornalismo, o MediaTalks teve a colaboração de correspondentes em Suécia, Austrália, Estados Unidos, Itália, Argentina, França e Alemanha.

Também está nos planos diversificar os formatos, com podcasts e lives como as realizadas em 2020. Em Fake News, vacina, jornalismo e liberdade de imprensa, contamos com as participações do médico Drauzio Varella, Natália Leal (Agência Lupa) e Emmanuel Colombié (Repórteres sem Fronteiras). E em O novo ciclo do jornalismo à luz dos impactos da pandemia, o MediaTalks conversou com Sérgio Dávila (Folha de S.Paulo), Leão Serva (TV Cultura), Fernando Rodrigues (Poder360) e Washington Olivetto (também vivendo em Londres).

“Temos agora a missão de garantir a sustentabilidade do projeto, mantendo a excelência editorial e a qualificação da audiência”, ressalta Eduardo Ribeiro. “Acabamos de conquistar nosso primeiro partner, a GM, e estamos negociando com outras marcas expressivas, que, ao aderirem, garantirão exclusividade no segmento em que atuam. Queremos compartilhar reputações. Quem sabe possamos celebrar novas adesões em breve”.

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