Relatório da News Media Alliance (NMA), que representa editoras nos Estados Unidos, indicou que cerca de 33% dos americanos com idade entre 21 e 29 anos estariam dispostos a pagar por notícias locais. O relatório, baseado em uma pesquisa com 400 pessoas da chamada Geração Z, investigou de que forma os jornais podem transformar jovens de 20 e poucos anos em leitores regulares e, possivelmente, leitores pagantes.

O estudo indica que, nessa faixa etária, os leitores querem notícias confiáveis, mas consideram os jornais como “produtos arcaicos”. A NMA propõe que os editores apresentem seus veículos como “meios de notícias online” para atrair leitores mais jovens.

Além disso, a NMA recomenda que os veículos tratem com mais seriedade as preocupações e interesses desses jovens leitores. Segundo o relatório, 46% dos entrevistados disseram que as pessoas de sua geração são injustamente criticadas por serem preguiçosas ou irresponsáveis: “Em vez de descartá-los quando suas paixões ou preferências parecem não convencionais, tente reformulá-las como positivas”, explica o relatório.

Outros dados relevantes da pesquisa mostram que 60% dos participantes disseram que provavelmente usariam um produto de notícias local, e 33% provavelmente pagariam por isso. Quase 50% dos entrevistados acham que um teste gratuito de seis meses provavelmente os faria se inscrever, e 30% disseram que uma recomendação da mídia social ou de um amigo conquistaria seu interesse.

Em relação às pautas abordadas, mais da metade listou questões de justiça social como um dos assuntos mais importantes, seguidas por mudanças climáticas e direitos das mulheres, ambas com 50%, reforma da saúde e dívida estudantil, as duas com 48%.

Leia mais sobre o estudo (em inglês).

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