O deputado estadual cearense Delegado Cavalcante (PTB) instigou ataques contra profissionais da TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza, que em 21/2 cobriam um protesto de pequenas operadoras de internet. O político, assumidamente bolsonarista, estava presente ao ato e incentivou manifestantes a “irem pra cima” dos jornalistas e gritarem “Globo bosta”.

A manifestação criticava a Enel Distribuição Ceará após a divulgação da nova tarifa de postes, que deve cobrar uma taxa mensal de R$ 75 de cada um com fios de internet, resultando no aumento do preço do serviço cobrado aos clientes das empresas. Com a nova cobrança, prestadores de serviços estimam um reajuste de 70% e até possíveis falências.

Segundo o jornal O Povo, Cavalcante esqueceu que estava com microfone e instigou ataques contra a imprensa ali presente. O ato concentrou-se em frente à Arena Castelão e passou por algumas avenidas da capital cearense.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI) repudiaram a atitude do deputado estadual, destacando “o perigo das intimidações aos profissionais que visam, invariavelmente, cercear a liberdade da informação jornalística. A crítica, muitas vezes legítima, não pode ser confundida com um pretenso ‘direito à violência’, ainda que verbal”.

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também lamentaram o ocorrido: “Cavalcante, como bolsonarista raiz que é, não gosta de jornalismo. (…) Historicamente, em períodos eleitorais crescem as agressões aos jornalistas, evidenciando que nem sempre as regras democráticas e o respeito às instituições da democracia – entre elas a imprensa – são respeitados por aqueles que querem se eleger representantes do povo”.

As entidades destacam também que, nas duas últimas semanas, seguidores do deputado estadual no Instagram receberam alerta de que o político publica insistentemente informações falsas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments