A polícia civil do Ceará prendeu em 18/2 o suspeito de ter assassinado o blogueiro Givanildo Oliveira, dono do portal de notícias Pirambu News, em 7/2, em Fortaleza. De acordo com testemunhas, Thiago de Sousa Barros, de 20 anos, teria sido o autor dos disparos.

No canal que leva o nome do bairro da cidade, Oliveira divulgava matérias contra a violência e fazia denúncias de crimes que aconteciam principalmente em Pirambu. Segundo a Abraji, as primeiras informações eram de que o blogueiro havia recebido ameaças para que não divulgasse crimes da região.

Ainda de acordo com a entidade, em depoimento a testemunha apontou Thiago de Sousa como sendo membro do Comando Vermelho (CV), e tendo a função de matador. Afirmou também ter ouvido comentários no bairro de que a morte de Givanildo havia sido encomendada pois ele tinha feito uma matéria sobre a prisão de um dos membros do CV.

Em sua última postagem, Givanildo reportou a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, suspeito de um duplo homicídio ocorrido no domingo (6/2).

Posicionamentos sobre o crime

Nos últimos dias, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu às autoridades que fizessem uma investigação mais rigorosa sobre o caso. Emmanuel Colombié, diretor do escritório regional da RSF para a América Latina, disse que as circunstâncias que sugerem uma relação direta entre a atividade jornalística exercida por Givanildo Oliveira e seu assassinato “devem ser levadas a sério e consideradas como prioritárias na linha de investigação sobre o crime”.

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará lamentou em nota a morte do blogueiro e ressaltou que, “entre os anos de 1995 e 2021, ao menos 70 jornalistas e comunicadores foram executados por conta do exercício da profissão no Brasil”.

A Abraji repudiou o crime, “que apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments