Givanildo Oliveira, criador do portal de notícias Pirambu News, foi morto a tiros na noite da última segunda-feira (7/2), em Fortaleza, próximo de sua casa.

No canal, que leva o nome de um bairro da cidade e que acumula mais de 73.600 seguidores em Instagram, Facebook, YouTube e no blog de notícias, Oliveira divulgava matérias contra violência e fazia denúncias de crimes que aconteciam principalmente em Pirambu.

Em sua última postagem, Gigi, como era conhecido, divulgou a prisão de um suspeito de duplo homicídio ocorrido no domingo (6/2) e, segundo a Abraji, as primeiras informações apontam que “ele havia sido ameaçado para que não publicasse informações sobre criminosos da região”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará lamentou em nota a morte de Givanildo Oliveira e ressaltou que “entre os anos de 1995 e 2021, ao menos 70 jornalistas e comunicadores foram executados por conta do exercício da profissão no Brasil”.

A Abraji repudiou o crime, “que apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista”. E ressaltou que “é inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão. Também preocupa o grave efeito de tais ataques à democracia, como a suspensão, por parte de um site regional, do noticiário policial, medida adotada pelo Portal Fortaleza para preservar a integridade física de sua equipe”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments