A Jovem Pan demitiu o comentarista Adrilles Jorge após ele fazer um gesto com a mão direita que foi associado ao Sieg Heil, uma saudação nazista. O caso ocorreu no programa Jovem Pan News, durante debate sobre o caso do youtuber Monark, que defendeu no podcast Flow a existência de um partido nazista no Brasil.

No final do programa, Adrilles disse que “o nazismo matou seis milhões de judeus. O comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada como partidos organizados”. Ao se despedir, levantou a mão direita e fez o gesto que foi associado à saudação nazista. É possível ouvir o apresentador William Travassos comentar “surreal, Adrilles”.

Adrilles foi muito criticado nas redes sociais, com acusações de apologia ao nazismo. Jornalistas, sociólogos, instituições judaicas e influenciadores repudiaram o gesto do comentarista. Ele defendeu-se das acusações, dizendo que foi apenas um “tchau” para os telespectadores.

O jornalista William de Lucca publicou que “o mundo é cheio dessas coincidências”, com um print do gesto de Adrilles ao lado de uma foto do ditador nazista Hitler, fazendo gesto semelhante. Em outro post, escreveu que “Adrilles Jorge sabe o que fez. Sabe a saudação que fez. Sabe o que ela significa. Fez de propósito num debate sobre nazismo. Em seguida, ri, sozinho, ante a incredulidade de seus companheiros de programa. Ele sabe o que fez. Todos sabemos”.

Thiago Amparo, advogado e colunista da Folha de S.Paulo, questionou: “Será que o Adrilles Jorge fez uma saudação nazista enquanto defendia que partidos nazistas existissem legalmente ou só foi uma mera coincidência e ele quis dar um tchau pra mãe dele que estava vendo o programa?”

Diogo Schelp, colunista da Gazeta do Povo e comentarista da Jovem Pan, que estava ao lado de Adrilles durante o ocorrido, publicou que repudia “qualquer uso de símbolo do nazismo ou relativização dessa ideologia abjeta que levou ao assassinato em massa de milhões de pessoas, principalmente judeus”. Ele escreveu que não viu o gesto de Adrilles pois estava olhando para a câmera, e que, ao ser questionado pelo apresentador William Travassos, o comentarista disse, fora do ar, que havia sido apenas um gesto de despedida.

“Por isso, não posso afirmar se foi intencional ou não. O que posso dizer é que me provoca repulsa, por tudo o que já pesquisei e escrevi sobre o assunto, ver minha imagem na tela ao lado de um gesto que foi interpretado, corretamente ou não, como uma saudação nazista”, escreveu.

O grupo Judeus pela Democracia repudiou o ocorrido: “Já vimos atrocidades serem ditas nesta TV e rádio, mas um ‘sieg heil’ é absurdo demais, até para a Jovem Pan. Depois de um dia como ontem, após um deputado e um youtuber defenderem a existência do Partido nazista no Brasil, Adrilles fez uma SAUDAÇÃO NAZISTA na TV. Intolerável”.

Adrilles escreveu no Twitter que “a insanidade dos canceladores ultrapassou o limite da loucura. Depois de um discurso meu veemente contra qualquer defesa de nazismo, um tchau é interpretado como um saudação nazista. Nazista é a sanha canceladora que não enxerga o próprio senso assassino do ridículo”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments