Estreou recentemente nas plataformas de streaming o documentário Boca Fechada, que aborda assassinatos de jornalistas no Brasil. A produção mostra que, entre 1995 e 2018, 64 comunicadores perderam a vida em função do exercício da profissão. A direção é de Marcelo Costa Lordello e Aquiles Lopes de Oliveira.

O documentário destaca que seis em cada dez dos jornalistas assassinados trabalhavam em cidades com população abaixo de 200 mil habitantes. Um dos casos mostrados na produção é o do locutor Jairo de Sousa, morto com dois tiros nas costas na entrada da rádio Pérola, em Bragança, no nordeste do Pará. “Com esse microfone, ele perturbou muita gente”, conta Jaiane, filha do jornalista.

Os assassinos, que teriam recebido R$ 30 mil pelo assassinato, foram presos, mas o acusado de ser o mandante do crime, o vereador César Monteiro, conseguiu um habeas corpus que o manteve longe das grades. Apenas após meses depois das filmagens ele foi preso.

O documentário explica que, no período abordado, apenas 11 mandantes de crimes do tipo foram a julgamento no Brasil. Samira Castro, do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, afirma que “o combustível para esse alto nível de violência contra os comunicadores é a impunidade”.

Outro caso mostrado na produção é o do radialista Gleydson Carvalho, morto com três tiros em agosto de 2015 em Camocim, no litoral cearense. O pistoleiro foi preso, mas os mandantes, não.

Sobre o filme, Felipe Gilé, do Sindicato dos Jornalistas do Pará, diz que “Boca Fechada é, por vezes, desolador. As pessoas antes tentavam comprar (os jornalistas). Agora, não. Elas removem o problema. Que jeito? Mandam matar”.

Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), na América Latina, o Brasil só fica atrás do México em relação a assassinatos de jornalistas. Vale lembrar que o País está em 111º lugar entre 180 países analisados no Ranking de Liberdade de Imprensa da própria RSF. Está na zona vermelha, onde a situação da liberdade de imprensa é considerada “difícil”.

É possível comprar e assistir ao documentário no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments