O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou em cerimônia virtual realizada nesta terça-feira (22/2), a renovação do acordo entre a Corte Eleitoral e agências de checagem de informações.

A parceria entre o Tribunal e os grupos de imprensa que atuam para desmentir boatos sobre o processo eleitoral acontece desde 2020 e faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação.

Integram a Coalizão para Checagem – Eleições 2022, a Abraji (através do projeto Comprova), as agências AFP, Lupa, e Aos Fatos, e as plataformas Boatos.org, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake (Globo) e Confere (UOL).

As publicações atuarão com o objetivo de averiguar a veracidade de informações que circulam na internet, especialmente nas redes sociais, e que podem interferir de maneira negativa na escolha do eleitor na hora de votar.

Em cerimônia virtual, ministro Luís Roberto Barroso, do TSE, renovou o acordo com as agências de checagem de informações para as Eleições 2022
Em cerimônia virtual, ministro Luís Roberto Barroso, do TSE, renovou o acordo com as agências de checagem de informações para as Eleições 2022

De acordo com o ministro Barroso, desde o início da parceria com as agências de checagem até dezembro de 2020, foram publicadas 274 matérias desmentindo informações falsas. “A melhor forma de combater desinformação é inundar o mercado com notícias verdadeiras, a checagem de notícias se tornou uma vertente importante do jornalismo profissional. Temos muita confiança e apreço por esse trabalho”, destacou o magistrado. “Devemos trabalhar para alertar as pessoas que uma causa que precisa de ódio, mentira e desinformação não pode ser uma causa boa”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments