Da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

A Justiça absolveu Fábio Raposo Barbosa e condenou Caio Silva de Souza pela morte de Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, atingido por um rojão durante um protesto no Centro do Rio de Janeiro, em 2014. A sentença foi proferida no último dia 13 de dezembro.

Fábio e Caio foram acusados pelo crime de homicídio doloso qualificado por emprego de explosivo. Fábio foi absolvido das acusações, enquanto Caio foi condenado por lesão corporal seguida de morte. A pena de Caio foi de 12 anos em regime fechado. No entanto, ele poderá responder em liberdade.

O Ministério Público afirmou que vai recorrer da decisão. A família do cinegrafista Santiago Andrade disse que também vai recorrer da decisão que absolveu Fábio. Ainda será avaliada a possibilidade de um recurso contra a sentença de Caio.

“Não há como aceitar a inocência de alguém que pega uma arma do chão e concorda em fazer uso dela no meio de uma multidão. Vamos esgotar a fase de recursos em busca de uma pena adequada”, afirmou Vanessa Andrade, filha de Santiago.

Os advogados Antonio Melchior, Leonardo Rivera e Rodrigo Faucz que representam Caio Silva de Souza disseram que vão recorrer da decisão devido ao tempo de pena estabelecido ao réu.

“O Conselho de Sentença reconheceu que não havia quaisquer provas de que Caio tinha a intenção ou assumiu o risco de matar o cinegrafista Santiago. Infelizmente haverá necessidade de recorrer em relação à pena, eis que desbordou as normas legais em uma tentativa de dar uma resposta para a família”, disseram em nota.

Wallace Martins Paiva, que representou Fábio Raposo Barbosa, disse que a justiça foi feita. “Os jurados, soberanamente, entenderam pela tese da não participação de Fabio. A defesa sustenta esse argumento desde 2014”, explicou.

 

Família emocionada

Na chegada ao Tribunal de Justiça, a viúva de Santiago, Arlita, se emocionou. “A emoção é muito grande, queria que o dia de hoje mudasse tudo isso porque é um sofrimento muito grande para a família toda. Nossa felicidade é que ele pôde salvar cinco pessoas através dos órgãos”, disse a viúva.

“O que fizeram com ele foi uma covardia, eles queriam atingir um policial e atingiram o Santiago. Mesmo depois de cair, ele não soltou a câmera, que era companheira dele.”

“Não dá para a gente aceitar nesses 10 anos que isso fique impune. É uma dor que a gente não consegue mensurar, que a gente consiga com a Justiça tirar esse nó da garganta. A gente quer encerrar essa página”, destacou a filha Vanessa Andrade.

“Eles são assassinos. Eles estão soltos enquanto na verdade nós é que estamos presos. Eles têm a oportunidade de refazer a vida, mas e a família? Quando vamos ter essa chance? Espero que seja amanhã”, completou Vanessa.

 

Agradecimento à imprensa

Antes da audiência, a família de Santiago fez um agradecimento emocionado à imprensa. Com lágrimas nos olhos, Vanessa falou especialmente com os cinegrafistas presentes, alguns colegas de trabalho de Santiago Andrade.

“Tenho muito respeito pela profissão, até porque eu sei que meu pai certamente seria um de vocês aqui. Muito obrigado a todos vocês”, comentou Vanessa.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments