* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

A Inter TV RJ, afiliada Globo no interior do Estado do Rio de Janeiro, contabiliza a expansão ocorrida este ano e se prepara para a cobertura das eleições municipais, em 2024, em 50 dos 92 municípios fluminenses.

No final de novembro, estreou o programa Bom Dia, apresentado por Mônica Chagas, às 8h, ocupando a última meia hora do Bom Dia Rio. Com isso, são quatro telejornais diários, pois conta com o RJ1, voltado para Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos, e dois RJ2, para as regiões dos Lagos, Serrana, Norte, Noroeste e parte da Região Metropolitana. Produz ainda boletins durante a programação ao longo do dia, e o já tradicional Inter TV Rural nas manhãs de domingo. Somados, representam 20 horas de programação semanal, e mais de 80% do conteúdo é transmitido ao vivo.

Monica Chagas comanda o Bom Dia, da Inter TV

A emissora ampliou a equipe para ter um repórter residente em quase todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. São notícias ao vivo, diariamente, de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana; de Cabo Frio e Araruama, na Região dos Lagos; de Maricá, na Região Metropolitana; de Itaperuna, no Noroeste Fluminense; e Campos e Macaé, no Norte Fluminense. A cobertura de qualquer fato de interesse nos municípios vizinhos ganha em agilidade.

Rolf Danziger, diretor de Jornalismo da Inter TV RJ, prefere contratar jornalistas locais, e explica: “Os profissionais não só conhecem bem a cidade onde moram como são rostos conhecidos de quem vive ali. A proximidade gera mais empatia”.

Pela primeira vez, a emissora tem repórteres no Rio e em Brasília. Fred D’Amato responde por Alerj, Governo do Estado e Tribunal de Justiça. Na Capital Federal, Larissa Alvarenga acompanha os deputados federais e senadores do Rio, as decisões dos tribunais superiores sobre o Estado, além das reivindicações de prefeitos que vão a Brasília.

Investimentos em interatividade nas mídias sociais geraram cerca de 250 mil seguidores, e o Whatsapp permite que os telespectadores enviem mensagens e imagens sobre os problemas de seus bairros. Uma resenha das principais notícias está no podcast diário Inter Cast RJ Resumo.

Em sinergia com o g1, João Vitor Brum apresenta o quadro Conexão g1 e Ariane Marques vem nas duas edições do RJ2. O QR Code na tela possibilita aos telespectadores acionar diretamente os serviços publicados nos três portais do g1 na Inter TV RJ: g1 Região Serrana, g1 Região dos Lagos e g1 Norte Fluminense.

Ana Beatriz Rangel é o novo reforço da equipe de Jornalismo em Cabo Frio. Esta será sua segunda passagem pela emissora, onde já havia atuado como aprendiz de 2021 a 2022. Recentemente esteve na Rádio Ondas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments