A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) está organizando para a próxima terça-feira (20/2) manifestações em prol da liberdade do jornalista Julian Assange, preso há quase cinco anos em Londres, com risco de extradição para os Estados Unidos.

Assange, fundador do site WikiLeaks, foi responsável por divulgar documentos que comprovam crimes cometidos pelo governo dos Estados Unidos contra países ao redor do globo, incluindo espionagem industrial e política. O jornalista é acusado de divulgação de dados sigilosos e espionagem, e, se for extraditado para os EUA, se tornará réu e pode pegar até 175 anos de prisão, em condições consideradas desumanas por diversas ONGs de direitos humanos.

Na semana que vem, nos dias 20 e 21 de fevereiro, ocorrerá em Londres o julgamento de recurso contra a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos. A ABI alerta para os perigos para a liberdade de imprensa caso Assange seja extraditado.

“Se abrirá perigoso precedente legal. Qualquer pessoa poderá ser extraditada: jornalista, editor, denunciante, qualquer um, pois, nem mesmo a defesa do interesse público estará assegurado em um julgamento de espionagem. Na prática, o que está em julgamento é o direito de imprensa, de informação e de dissenso em nível internacional”, diz a entidade. “Por todos serviços prestados aos povos oprimidos, Julian Assange merece e precisa ser libertado porque, mais do que nunca, o mundo precisa de liberdade de imprensa, liberdade de expressão e de liberdade de informação. Não a extradição de Julian Assange! Liberdade para Assange já!”.

A ABI está organizando atos em defesa da liberdade de Assange na próxima terça-feira (20/2). Em São Paulo, a manifestação será no Consulado Geral Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741), às 18h.

No Rio de Janeiro, o ato está marcado para as 17h, no Consulado da Inglaterra (Praia do Flamengo, 287).

E em Porto Alegre, a manifestação será na Esquina Democrática, às 17h30min.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments