O jornal O Estado de S. Paulo vai mudar sua versão impressa a partir do próximo domingo (17/10), oferecendo a seus leitores o modelo chamado de berliner, de tamanho menor, em substituição ao standard usado até agora pela publicação.

Em texto publicado no último dia 12, sobre como famílias conservam o hábito de ler o jornal por gerações, o Estadão escreveu que a nova versão foi feita com base “nas expectativas dos leitores, ouvidos durante os 11 meses do projeto de transformação”, e que o novo impresso terá mudanças no conteúdo, com novas seções, que priorizam “o aprofundamento e o contexto dos fatos”.

“Mais fácil de manusear, ler e carregar, ele se adapta melhor ao dia a dia do leitor e já vem sendo adotado por jornais em vários países”, escreveu o jornal. “Todas as mudanças têm como alicerce o jornalismo profissional e independente, ativos inegociáveis do jornal fundado há 146 anos”.

No que se refere à redução do papel, o formato standard tem 600 x 750 mm, enquanto o berliner, que será adotado pelo Estadão, tem as dimensões 315 x 470 mm.

O abandono do formato standard vem ocorrendo com certa frequência em jornais ao redor do mundo. O britânico The Guardian, por exemplo, passou a ser publicado em berliner em 2005, até que, em 2018, adotou o modelo de tabloide. No Brasil, o Jornal do Brasil passou a ser entregue em formato berliner em 2006, até deixar as bancas quatro anos mais tarde. Folha de Pernambuco, O Popular (Goiás) e Correio (Bahia) são exemplos de publicações que diminuíram de tamanho e seguem em atividade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments