A organização do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou nesta quinta-feira (14/10) os finalistas de sua 43ª edição. A premiação reconhece e valoriza trabalhos que abordem temas relacionados à Democracia e aos Direitos Humanos.

Os selecionados concorrem em sete categorias: Arte, Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio, Produção jornalística em multimídia e Livro-reportagem.

O júri de premiação e a divulgação dos vencedores serão no sábado (16/10) em sessão pública de julgamento transmitida ao vivo no canal do prêmio no YouTube. A tradicional roda de conversa com os vencedores será em 24/10, das 17h às 19h, em formato online, e a solenidade de premiação, um dia depois, em 25/10, das 20h às 21h30, no mesmo canal.

Vale lembrar que, neste ano, Neusa Maria Pereira e Alex Silveira receberão o troféu símbolo do prêmio, a meia lua recortada com a silhueta de Vlado, criação do artista plástico Elifas Andreato.

Neusa foi a primeira mulher negra a publicar um texto sobre feminismo negro na imprensa brasileira e uma das organizadoras do ato nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo que marcou a fundação do Movimento Negro Unificado (MNU). Segundo a organização, “homenagear Neusa Maria Pereira é jogar luz sobre a história invisibilizada de quem, com sua luta, ajudou a abrir as portas do jornalismo brasileiro às mulheres negras”.

Silveira perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingido por uma bala de borracha da PM paulista durante manifestação em maio de 2000. Ele teve indenização concedida em primeira instância, mas o TJ-SP reformou a decisão, sob a alegação de que Alex optou por permanecer no local do tumulto e, portanto, culpando o próprio fotógrafo pelo ocorrido. Somente em junho deste ano o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Estado de São Paulo deveria indenizá-lo.

“A indicação de Alex Silveira para receber o Prêmio Especial Vladimir Herzog é um reconhecimento por sua luta em defesa do exercício profissional e uma posição pelo fortalecimento da liberdade de imprensa”, diz a organização.

E in memoriam, os homenageados são Abdias Nascimento e José Marques de Melo.

Confira a lista completa dos finalistas do Prêmio Vladimir Herzog.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments