Segundo reportagem de Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, ao menos três repórteres da Jovem Pan reclamaram com a diretoria da emissora sobre o fato de comentaristas do próprio canal questionarem as informações que os jornalistas veiculam durante os programas. Os casos ocorrem quando os repórteres trazem informações consideradas negativas sobre o presidente Jair Bolsonaro.

Os questionamentos foram feitos por comentaristas que costumam defender veementemente o bolsonarismo durante a programação da emissora, como Rodrigo Constantino, Cristina Graeml, Alfredo Scaff e Marco Antônio Costa.

Um exemplo disso é o que aconteceu na última sexta-feira (5/8) com o repórter Maicon Mendes, durante o Jornal Jovem Pan. O repórter deu a informação de que o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou decisão que proibia José Roberto de Arruda, ex-governador do DF e aliado de Bolsonaro, de se candidatar nas eleições. O jornalista destacou a relação próxima entre o presidente e Nunes Marques, “o que é sabido porque foi o próprio Bolsonaro que o indicou ao STF”, destaca o Notícias da TV.

Alfredo Scaff questionou o tom da reportagem: “Dá a impressão na reportagem que o ministro Nunes Marques está decidindo junto com o Bolsonaro. O que é inadmissível. Fazer isso é vincular ato jurídico com atos políticos. Eu acho que a gente precisa parar com esse assunto, de ficar fulanizando decisões jurídicas de quem não conhece nada de ato jurídico. Precisa tomar muito cuidado com esse tipo de reportagem”.

Rodrigo Constantino apoiou Scaff: “A gente nunca vê um repórter dizer que existe um ministro petista, ministro tucano. A gente só vê repórter dizendo que existe um ministro bolsonarista. Mas vamos lá, né?”. Mendes chegou a ser alvo de xingamentos e ataques online por perfis bolsonaristas. Colegas se solidarizaram com o jornalista.

Na semana passada, Scaff e Constantino, além de Cristina e Costa, descredibilizaram matérias sobre os números da pesquisa Datafolha, que mostra Lula à frente de Bolsonaro nas intenções de voto. Eles disseram, entre outros, que levar essas pesquisas ao pé da letra é um erro e uma “manipulação de reportagem”.

Após reunião entre os chefes da Jovem Pan, Marco Antônio Costa foi afastado do programa 3 em 1 e ainda será decidido se ele ficará no Opinião. Os outros citados seguem em seus espaços. Mas os jornalistas pedem medidas mais enérgicas se os ataques às informações trazidas continuarem. Os repórteres dizem que, em época de eleição, tais atitudes colocam em xeque a credibilidade da emissora.

Procurada pelo Notícias da TV, a Jovem Pan não havia se pronunciado até a publicação deste texto.

Vale lembrar que reportagem de Ana Clara Costa, publicada na edição de agosto da piauí, revela os bastidores da radicalização política ocorrida na Jovem Pan e como se deu a decisão da emissora de apoiar deliberadamente qualquer narrativa defendida pelo governo de Jair Bolsonaro. Confira aqui (disponível para assinantes).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments