Márcio Canuto

Luiz Márcio Accioly Canuto nasceu em Maceió (AL) no dia 9 deabril de 1946.

Iniciou no jornalismo em 1963 como repórter geral do noextinto Diário de Alagoas, em Maceió (AL).

Conhecido na imprensa brasileira por Márcio Canuto, ojornalista passou por vários veículos de comunicação em Alagoas: foi repórterde esportes e editor nos jornais Diário de Alagoas, Gazeta de Alagoas, JBAlagoas, Correio de Maceió e Jornal de Alagoas, onde neste chegou a ser oeditor geral.

Na mídia eletrônica trabalhou como repórter e chefe deesportes nas Rádios Difusora e na Gazeta e foi diretor de jornalismo da TVGazeta de Alagoas, todos veículos da capital alagoana; também atuou comocorrespondente de vários jornais do País como o paulistano JT, antes de começara freelar para a Rede Globo.

Vale destacar que nas emissoras por onde passou sempreimprimiu a marca registrada de comunicador alegre, criativo, comunicativo, donode uma voz forte e o peculiar tom monumental de apresentar reportagens que ofez se destacar no cenário nacional e, durante a década de 90, despertou aatenção da Rede Globo para a qual já fazia participações especiais comorepórter para os programas Globo Esporte, Esporte Espetacular, Fantástico e oJornal Nacional.

Pouco tempo depois recebeu o convite para trabalhar na TVGlobo de São Paulo onde está há mais de dez anos como repórter especial dotelejornal SPTV 1ª Edição, além de continuar a fazer reportagens sobre temasvariados.

No SPTV passou a desempenhar o jornalismo comunitário ao seautodenominar ?fiscal do povo? e a visitar os bairros mais distantes da cidadepara escutar as reclamações dos moradores e a mediar essas reivindicações entrea população e as autoridades públicas.

Durante essa atividade é comum fazer entradas ao vivo debairros que são a notícia da hora. Entrevista os moradores sobre os problemasque afetam diretamente a vida dos paulistanos. Essas reportagens são,geralmente, atrações de repercussão no telejornalismo brasileiro.

O papel de destaque profissional de Canuto lhe rendeu váriosprêmios ao longo da carreira. Ele foi tema de reportagens estaduais e nacionaise homenagens em sua terra natal. Recebeu a Medalha de Mérito da RepúblicaMarechal Deodoro, concedida pelo Governo do Estado de Alagoas, peloreconhecimento do povo alagoano por tudo o que fez em prol do jornalismo deAlagoas, e a Comenda Mário Guimarães da Câmara Municipal de Maceió.

Em 2008 foi agraciado com o título de Cidadão Paulistanopela Câmara Municipal de São Paulo pelas matérias de cunho social e os serviçosprestados às comunidades carentes do município.&gtgt;


Atualizado em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas.

Fontes:

http://www.museudatv.com.br/biografias/Marcio%20Canuto.htm,acessado em outubro/2012,

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=4421&sessao=f,acessado em outubro/2012,

http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-240149,00.html,acessado em outubro/2012,

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/53537/kassab+visita+sede+da+globo+em+sp+para+criticar+reportagens+sobre+eleicoes,acessado em outubro/2012,

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=574:camara-municipal-de-sao-paulo-homenageia-reporter-com-titulo-de-cidadao-paulistano&catid=40:titulos&Itemid=99,acessado em outubro/2012,

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=4421&sessao=f,acessado em outubro/2012,

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcio_Canuto, acessado emoutubro/2012.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *