José Silvério

José Silvério de Andrade nasceu em 9 de novembro de 1945, em Itumirim (MG).
 
Iniciou a carreira na rádio Cultura, de Lavras (MG). Foi narrador das rádios Itatiaia e Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), correspondente da Tupi e narrador da Continental, ambas do Rio de Janeiro, e da Jovem Pan, de São Paulo, onde trabalhou 25 anos, sendo 23 como titular, após a saída de Osmar Santos, em 1977.
 
Na sua primeira passagem pela Rádio Bandeirantes, ficou apenas três meses, em 1985. Em 2000, retornou à emissora, onde é o principal narrador. Também teve uma rápida experiência na TV Manchete, mas logo voltou para a rádio.
 
Embora seja mais conhecido pelo seu trabalho como narrador de futebol, onde ficou conhecido como O Pai do Gol, já transmitiu mais de 20 modalidades diferentes de esportes, entre elas o basquete e o boxe.
 
Foi agraciado 13 vezes com o Troféu Ford–Aceesp, da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. A premiação, que existe desde 1994, só não foi vencida por Silvério em 1996, 1997, 1998 e 2000.
 
Em março de 2013 passou a apresentar a coluna Zé ao Quadrado, abordando fatos importantes e polêmicos do futebol, ao lado de José Carlos Araújo, na Bradesco Esportes FM – emissora do Grupo Bandeirantes.
 
 
Atualizado em março de 2013
 
Fontes:
Jornalistas&Cia – ed. 889

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *