Edward Pimenta

Paulista de Mirassol, Edward Pimenta é graduado em Jornalismo e Direito, fez mestrado em Teoria da Literatura na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp/SP), mas não chegou a defender sua tese em Literatura Comparada.
 
Concluiu o Curso Abril de Jornalismo (turma de 2001) e o Curso Estado de Jornalismo (turma de 2000), em São Paulo, e em 2008 integrou a turma do Publishing Course for Professionals na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA).
 
Já atuou em diversos campos do Jornalismo. Foi fundador e publisher do jornal semanal Gazeta de Mirassol (1999/2004), repórter e editor de sites e jornais regionais diários, e professor de Jornalismo da  União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago) e do Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp), ambas em São José do Rio Preto (SP). Além disso, colaborou com diversos veículos, entre eles Veja, Superinteressante, Vip, Playboy, Bravo!, O Estado de S.Paulo e Brasileiros.
 
Trabalha na Editora Abril desde 2004, já começando como editor do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (NDP). Em janeiro de 2008, passou a coordenar a área de Treinamento Editorial, que compreende o Curso Abril de Jornalismo, o treinamento técnico dos jornalistas, os programas de cursos e palestras, o Prêmio Abril de Jornalismo e os convênios com as universidades.
 
Assumiu, em novembro de 2014, a recém-criada Diretoria de Apoio Editorial da empresa, passando também a ser responsável pelas áreas de arquivo editorial e para pesquisas (Dedoc), pelo Centro de Tratamento de Imagens (CTI) e pela área de vídeos. A função, definida na reforma organizacional em agosto de 2014, reconfigurou a estrutura das Unidades de Negócios e criou áreas de orientação e suporte corporativos.
 
Simultaneamente, em novembro de 2014 passou a comandar a Diretoria da Abril Branded Content (ABC), responsável pela coordenação, atendimento e produção de conteúdos customizados, como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos.
 
Em agosto de 2016, participou da criação do projeto Brasil 2020, parceria da revista Veja com a RedeTV!, visando levar conteúdos relevantes para as diferentes plataformas e trazer uma solução completa para o mercado publicitário. A ideia motora foi ir-se além das estatísticas eleitorais e discutir a melhoria dos municípios no horizonte de 2020, ano em que se encerram os mandatos dos políticos eleitos em 2016.
 
Começou a escrever ficção na adolescência. Seu primeiro livro, Duas Histórias, foi lançado pela editora João Scortecci em 1995. Venceu o concurso Mapa Cultura Paulista, da Secretaria de Cultura de São Paulo, teve trabalhos publicados em uma Antologia de Contos da Universitária, editora de Lisboa (Portugal), em 2002, e no 1º Concurso Cultural Caderno 2 – São Paulo 450 anos, do jornal O Estado de São Paulo, em 2004. Lançou, ainda, pela Record, em 2007, O homem que não gostava de beijos. Sobre a obra, diz: “Este é seguramente um livro de contos, embora possa ser visto como uma espécie de “romance de espelhos”. É um livro de contos clássicos, diria. É que colocados todos juntos, tendo o mesmo personagem, passam a ter outros significados mais ou menos interessantes”.
 
Trabalhou na equipe da organização do livro Fotografia em Revista – 60 anos de fotografia, da Abril, que reúne o melhor de fotografia nas publicações da editora, lançado em 2010, com edição de Carlos Grassetti e Thomaz Souto Corrêa e texto de Ricardo Setti.
 
Criou o epimenta.com em janeiro de 2011, um blog que foca a vida digital, arte, literatura entre outros temas, já desativado.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *