Cláudio de Oliveira

Claudio de Oliveira nasceu na cidade de Natal/RN no dia 20 de junho de 1963. Se formou em artes gráficas pela Universidade Carlos-Escola Superior de Artes Industriais de Praga/Checoslováquia em 1992.

Começou a publicar charges diárias sobre futebol no jornal Tribuna do Norte, um dos principais veículos do Rio Grande do Norte, ainda com treze anos de idade. Em 1977 passou a colaborar com o Pasquim a convite do também cartunista Henfil, na época morando em Natal.

Publicou charges nos jornais, Em Tempo e na Voz da Unidade. Transferiu-se para São Paulo em 1993, quando se tornou chargista da Folha da Tarde e em 1999 do Agora São Paulo, do Grupo Folha.

De 2001 a 2002, manteve a coluna Ribalta na Folha de S.Paulo.

Já passou por jornais como Diário de Natal, Careta, Bundas e Pasquim21.
 
Matém um blog de charges no Portal UOL e trabalha no jornal Agora São Paulo, do grupo Folha. É autor dos livros O que vier eu traço, Pittadas de Maluf, Lula Ano Um, Pizzaria Brasil e coautor de Já Era Collor.
 
Entre os prêmio conquistados ao longo da carreira estão quatro na categoria humor, Revista Nacional(1979), Salão do Piauí (1982) e Salão de João Pessoa (1989) e Vladimir Herzog (1996).
 
 
 
 
Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas
Fonte: Infomações fornecidas pelo jornalista.
 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *